Seja Bem vindo!
trilegal-21/09/22
A RADIOCIDADE
NORTHON MOTTA-02/07/20
WEINERT - 05/01/2024
MARECHAL BEBIDAS- 17/11/22
28/02/2024
Saúde

Santa Rosa passa a contar com apoio do Exército no combate à dengue

Santa Rosa passa a contar com apoio do Exército no combate à dengue
13/04/2024 às 11:04

Santa Rosa passou a contar com a ajuda do Exército para combater o avanço da dengue no município. Cerca de 60 militares participam da ação em conjunto com os agentes de endemias e Secretaria Municipal de Obras. A ação começou nesta sexta-feira (12) e não tem prazo pra acabar. 

Santa Rosa é o município com o maior número de casos confirmados de dengue no RS. Conforme o painel da Secretaria Estadual de Saúde (SES), são 7.971 casos da doença confirmados e 910 em investigação. Cinco pessoas morreram na cidade por dengue neste ano.

Em resposta à proliferação do mosquito Aedes aegypti, o 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado atua no recolhimento de materiais que possam servir como criadouros do mosquito como pneus, metais e restos de móveis.  

Além dos militares, agentes da Fundação Municipal de Saúde farão a Borrifação Residual Intradomiciliar, que consiste na aplicação de inseticida com alto poder residual nos principais locais de repouso do vetor, como paredes. Entre as ações, há ainda a fiscalização e notificação de eventuais focos, quando necessário.

A ação começa pelo bairro Planalto e vai percorrer todas as ruas e bairros da cidade nas próximas semanas. Os próximos bairros serão Cruzeiro e Timbaúva. O trabalho acontece das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Situação de emergência em Santa Rosa 
A alta nos casos fez com que a prefeitura de Santa Rosa decretasse situação de emergência em saúde pública no final de março. O decreto tem efeito até maio e pode ser prorrogado.

A medida autoriza todos os órgãos municipais a atuarem nas ações de enfrentamento à doença, além de tomar todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias à contenção de casos de dengue, como a aquisição de insumos e materiais. 

Desde então, o município segue adotando medidas cotidianas de prevenção e combate à dengue, como realização de mutirões de limpeza e aplicação de inseticidas e larvicidas em bairros e casas da cidade. Agentes de endemias também fazem o trabalho de eliminação de focos do mosquito transmissor da doença e de orientação à população sobre evitar criadouros e uso do repelente.

 

 

g1rszh

MARECHAL BEBIDAS- 17/11/22
A RADIOCIDADE
WEINERT - 05/01/2024
NORTHON MOTTA-02/07/20
TRILEGAL - 22/04/24
28/02/2024