Seja Bem vindo!
trilegal-21/09/22
A RADIOCIDADE
28/02/2024
NORTHON MOTTA-02/07/20
MARECHAL BEBIDAS- 17/11/22
WEINERT - 05/01/2024
Educação

Curso de medicina na URI - Luta de todos, por que?

Curso de medicina na URI - Luta de todos, por que?
15/04/2024 às 11:04

Estamos prestes a testemunhar uma grande conquista para nossa comunidade. O Campus Santo  Ângelo da Universidade Regional Integrada (URI) está se esforçando para trazer o curso de medicina para nossa cidade, em resposta a um edital do governo federal.

São onze regiões do RS contempladas no edital, mas somente quatro cursos de medicina serão autorizados. A equipe da URI, sob a liderança dos atuais diretores, está trabalhando duro, dedicando esforços para  atender todas as exigências do Edital

Na visão do presidente da ACISA, Mauro Tschiedel “a participação da URI neste edital, demonstra claramente o momento que estamos vivendo em nossa cidade, onde sinto orgulho de ver que estamos confiando em nossas capacidades e assim impactando o desenvolvimento de toda a comunidade regional”.

Mas por que isso é tão importante para Santo Ângelo?

Em primeiro lugar, isso significa que anualmente teremos o ingresso de 60 acadêmicos e ao final de 6 anos, poderemos ter 60 novos profissionais de medicina se formando em nossa cidade e muitos deles podem optar por permanecer aqui para atender às necessidades de saúde da população local.

Além disso, oferecer o curso aqui elimina a necessidade de deslocamento para outras regiões, tornando-o acessível a mais pessoas. E durante a residência médica, que também seria realizada em nossa cidade, teremos profissionais atendendo às necessidades locais como nunca antes.

Os benefícios vão além da formação acadêmica. A presença desse curso trará transformações para nossa comunidade e economia. Setores como imobiliário, alimentício e hoteleiro podem se beneficiar diretamente.

Os esforços incansáveis dos líderes da URI, Berenice Wbatuba, Gilberto Pacheco e Carlos Augusto Lemos, refletem o compromisso da universidade em oferecer um curso de medicina de alta qualidade que atenda às necessidades da população.

Mas o verdadeiro impacto desse empreendimento será sentido nas casas e nas vidas das pessoas. Com acesso mais fácil a cuidados médicos de qualidade, as famílias de Santo Ângelo e região poderão desfrutar de uma melhor qualidade de vida e paz de espírito. Consultas médicas regulares, diagnósticos precisos e tratamentos eficazes estarão mais ao alcance do que nunca.

Além disso, a presença do curso de medicina pode impulsionar a economia local, criando empregos na área da saúde e estimulando o empreendedorismo.

Embora exista discussão sobre a possibilidade de um curso público, as duas opções podem acontecer. No entanto, neste momento, é prioritário apoiar a URI, que busca a aprovação no edital. Perder essa oportunidade significa atrasar o avanço na área da saúde regional por vários anos.

Este é um momento emocionante na história de Santo Ângelo, marcando o início de uma nova era de saúde, prosperidade e oportunidade para todos os seus habitantes.

28/02/2024
A RADIOCIDADE
WEINERT - 05/01/2024
NORTHON MOTTA-02/07/20
MARECHAL BEBIDAS- 17/11/22
TRILEGAL - 22/04/24