Bem Vindo | 18 de Abril de 2014
Visitas de hoje: 0
Visitas esse mês: 75335

Coluna
31/01/2014

Probióticos ajudam mulheres a perder peso, aponta pesquisa

..

Flora intestinal tem papel importante no metabolismo

Foto: Julie Frender / Morguefile

Certos probióticos podem ajudar as mulheres na perda e na manutenção do peso, de acordo com estudo recente publicado no British Journal of Nutrition por uma equipe de cientistas da Université Laval.

Liderados pelo professor Angelo Tremblay, os pesquisadores demonstraram que a flora instestinal de indivíduos obesos não é igual àquela de pessoas magras. Essa diferença pode ser causada pelo fato de que uma dieta rica em gordura e pobre em fibras promove algumas bactérias à custa de outras. Os investigadores tentaram determinar se o consumo de probióticos poderia auxiliar a restabelecer o equilíbrio da flora intestinal em favor de bactérias que induzem a um peso saudável.

Para testar as hipóteses levantadas, a equipe recrutou 125 homens e mulheres acima do peso. Os indivíduos foram submetidos a uma dieta de 12 semanas para diminuição do peso e, em seguida, enfrentaram mais três meses para estabelecer a manutenção do novo peso corporal adquirido. No decorrer da pesquisa, metade dos voluntários ingeriram duas pílulas diárias contendo probióticos provenientes da família do Lactobacillus rhamnosus, enquanto a outra metade recebeu um placebo.

Após o período de emagrecimento, foi constatado uma perda de peso média de 4,5 quilos nas mulheres, no grupo no qual os probióticos foram administrados, e de 2,6 quilos nos participantes que receberam o outro medicamento. Porém, nenhuma diferença foi verificada entre os dois grupos masculinos.

— Não sabemos porque os probióticos não tiveram efeito nos homens. Pode ser uma questão de dosagem, ou a duração dos testes pode ter sido muito curta— diz Tremblay

Durante os meses de manutenção do peso, o peso das mulheres submetidas ao placebo permaneceu estável, diferentemente do grupo no qual os probióticos foram administrados. As participantes desse núcleo continuaram a diminuir de peso, em um total de 5,2 quilos por pessoa. Na conclusão, mulheres que consumiram os probióticos reduziram duas vezes mais peso durante as 24 semanas de estudo. Os pesquisadores também atentaram, neste grupo, para uma diminuição no hormônio leptina, responsável por regular o apetite, assim como uma concentração inferior das bactérias intestinais relacionadas à obesidade.

Conforme o professor, os probióticos devem atuar na alteração da permeabilidade da parede intestinal. Ao impedir que determinadas moléculas pró-inflamatórias passem para a corrente sanguínea, eles podem ajudar a prevenir a reação em cadeia que leva à intolerância à glicose, obesidade e diabetes tipo 2.

O Lactobacillus rhamnosus usado nos testes da pesquisa pertence à empresa Nestlé, que o utiliza em alguns dos iogurtes que produz para o mercado europeu. Contudo, Tremblay acredita que os probióticos encontrados em produtos lácteos na indústria norte-americana poderiam ter um efeito similar àqueles da multinacional. Entretanto, ele enfatiza que os benefícios dessa bactéria tendem a ser observados mais facilmente em um indivíduo dentro contexto nutricional saudável, com baixa ingestão de gordura e porções adequadas de fibras. Fonte: Zh

 

Receita do dia

Pavê de maracujá

 

O Pavê de maracujá é um doce muito simples, que fica pronto rapidinho e o melhor de tudo: é DELICIOSO!!! Então se você quer variar um pouquinho daquele pavê tradicional, confira essa receita especial de pavê de maracujá.
 

Ingredientes:

Para o creme:

- 1 lata de leite condensado;

- 1 lata de creme de leite sem soro;

- 1 lata de suco de maracujá concentrado (você pode usar a lata do leite

condensado como medida);

- 500gr de chantilly;

Para a cobertura:

- 1/2 xícara (chá) de água;

- 1/2 xícara (chá) de suco de maracujá concentrado;

- 1 xícara (chá) de açúcar;

- 1 colher (sopa) e amido de milho;

- 1 pacote de biscoito maisena;

Modo de preparo – Pavê de maracujá

1. Prepare o creme juntando o leite condensado, o creme de leite e o suco de maracujá, bata no liquidificador e reserve na geladeira por cerca de 20 minutos, até ficar cremoso;

2. Para a cobertura, coloque a água, o suco de maracujá, o açúcar e o amido de milho em uma panela, leve ao fogo baixo e mexa até engrossar, reserve;

3. Em um refratário de vidro, faça uma camada com o creme, em seguida uma camada com o biscoito e por cima uma camada de chantilly;

4. Repita as camadas de modo que última seja de creme ou chantilly, finalize espalhando a cobertura;

Remédio Natural, esse recomendo não tem contra indicação ..
A duração média de um abraço entre duas pessoas é de 3 segundos. Mas os pesquisadores descobriram algo fantástico. 

Quando um abraço dura 20 segundos, há um efeito terapêutico sobre o corpo e mente. A razão é que um abraço sincero produz um hormônio chamado oxitocina, também conhecida como a hormônio do amor.

Rojane Matte

Veja Também...

Boticário
Imagem do dia

Galeria de imagens

Recados

Cláudio Kolikewski
de Santa Rosa escreveu...

Nossos cumprimentos ao Portal Rádio Cidade pela cobertura da triste noticia da morte do garotinho de Três Passos. Todos os gaúchos chocados. Que as autoridades judiciais cumpram seu papel, e que mostrem ao resto do Pais, uma justiça exemplar com a punição dos culpados.


Clarinda Soares
de Santa Maria-RS escreveu...

Sou leitora assidua da Crônica do Devicari. Cumprientos ao Portal por ter semanalmente esse espaço, para que possamos degustar sua coluna.


Josimara Silveira da Ponte
de Santo Cristo escreveu...

Os Gaúchos mais tristes pela morte do menino BÊ. Que os culpados sejam punidos exemplarmente. Não podemos adimitir tamnaha bárbarie.Justiça seja feita.


Clovis Damiani
de Marua-RS escreveu...

Parabéns amigos do Rádio Cidade. Informações precisas e atualizadas.Nota 10 pelo Portal. Vocês estão na linha de frente em comunicação social.


Sandra Diniz
de Santo Ângelo escreveu...

Nossa Sr Jairo, o que esta acontecendo???? Como tem pessoas reclamando da atual administração. Não deveriam pois a voz do povo não é a voz de Deus???


Deixe seu recado

Veja todos os recados

Rádio Cidade Santo Ângelo - RS - Brasil | © Todos os direitos reservados