Seja Bem vindo!
Política

​Reunião vai buscar solução para as dificuldades enfrentadas pelas empresas de transporte escolar

4 de agosto de 2020
Curta e Compatilhe

Nesta quarta-feira, às 9h30, em audiência por teleconferência, parlamentares da Comissão de Economia da Assembleia Legislativa farão nova rodada de mobilização para encontrar soluções ao drama por qual passam as empresas de transportes escolar no RS, que diante da suspensão das aulas em virtude da pandemia, enfrentam dificuldades financeiras até para sobreviver. O debate vai reunir o Tribunal de Contas (TCE), a Procuradoria Geral do Estado (PGE), e também o Banrisul.

O deputado Eduardo Loureiro destaca que a presença da instituição bancária se faz necessária porque o Parlamento gaúcho está solicitando que o banco abra uma linha de crédito ao setor, como forma de evitar a falência das empresas que atuam nesta área tão essencial junto às redes estadual e municipais de ensino. Já a participação do TCE e da PGE na audiência é importante porque, atualmente, as empresas de transporte escolar não estão recebendo os valores mensais a que tem direito pelos contratos que possuem com o Estado ou prefeituras, pois há entendimentos preliminares, e bastante controversos, por parte da Procuradoria Geral do Estado e do Tribunal de Contas, de que os pagamentos devem ser suspensos.

O deputado Loureiro ressalta que o setor de transporte escolar gaúcho é marcado pela atuação de pequenas empresas, muitas de característica familiar, que fizeram investimentos em ônibus e vans, contrataram funcionários depois de ganhar as licitações, mas que agora podem até falir se alguma solução não for encontrada.

AO VIVO – o debate pode ser acompanhado pelo público, por meio dos canais da TV AL no YouTube, no link da reunião da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa na internet.​

Joao Roberto Silvestre

Deixe uma resposta