Seja Bem vindo!
Cultura

Assinada cooperação para segunda etapa de revitalização da Gare do Bairro São Pedro

7 de novembro de 2019
Curta e Compatilhe

Governo Municipal, MPF e ASSETRASA trabalham para implementar novas melhorias no local, propiciando espaço privilegiado para a comunidade

Foi assinado na manhã desta quinta-feira, 7, o termo de cooperação para desenvolvimento do projeto da Estação Ferroviária de Santo Ângelo localizada no Bairro São Pedro.

A assinatura foi feita pelo prefeito Jacques Barbosa; procurador da República, Osmar Veronese e presidente da Associação das Entidades Tradicionalistas de Santo Ângelo (ASSETRASA), Paulo Faganello. Acompanharam o ato, a secretária municipal de Cultura, Neusa Cavalheiro e os membros da ASSETRASA, Eduardo Beschorner e Elói Grasel.

A primeira etapa da revitalização da Estação Ferroviária foi inaugurada no dia 20 de setembro deste ano. Trata-se de um novo espaço para cultura, lazer, turismo e cultura. A área possui 6,5 hectares e outras iniciativas estão previstas.

Na oportunidade, foi aberto o roteiro turístico “Trem das Missões – Um reponte pelas etnias”, que proporcionou passeios de Maria Fumaça para a população através de um convênio com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).

SEGUNDA ETAPA

Para a segunda etapa da modernização do espaço está prevista a instalação de um salão comunitário para uso da ASSETRASA, implantação de horta comunitária, pista de caminhada e a implantação de roteiro turístico permanente com uso do trem. Na primeira fase, foram investidos R$ 100 mil com recursos do Ministério Público Federal (MPF) e apoio da Rio Grande Energia (RGE), que realizou a instalação do sistema de iluminação. Agora, estão previstos mais R$ 150 mil para recuperação do armazém, que servirá para as atividades da ASSETRASA e iniciativas comunitárias.

Também está prevista a transferência do Museu Ferroviário Jovenil Menezes, hoje localizado na antiga Gare Ferroviária, para a Estação do Bairro São Pedro.

CHEGADA DO PAPAI NOEL

Outro assunto tratado foi à programação previamente agendada para o dia 21 deste mês, com a chegada do Papai Noel de Maria Fumaça naquela estação.

De acordo com o procurador Osmar Veronese, deve ser usada a mesma Maria Fumaça do roteiro realizado em setembro, entretanto, ainda faltam alguns detalhes para definir o horário da promoção, por exemplo.

Segundo Veronese, o evento do dia 21 em Santo Ângelo marcará a abertura de um novo roteiro, desta vez sem viagens, mas com a presença da máquina transportando o Papai Noel, que passará por diversas cidades gaúchas numa ação promovida pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).

Texto: Hogue Dorneles – Fotos: Fernando Gomes

Deixe uma resposta