Seja Bem vindo!
Política

Autistas terão atendimento prioritário em Santo Ângelo

23 de abril de 2019
Curta e Compatilhe

A proposta que favorece a causa autista foi encaminhada ao Governo Municipal como sugestão pelo vereador Rodrigo Trevisan (PP), em outubro de 2018

Foi aprovado por unanimidade, na Sessão Ordinária dessa segunda-feira, 22, um Projeto de Lei protocolado em regime de urgência pelo Executivo, que determina que seja inserido o símbolo autista em placas de atendimento prioritário.

Com a Lei aprovada, os estabelecimentos públicos e privados do município de Santo Ângelo deverão inserir nas placas de atendimento prioritário, o Símbolo Mundial de Conscientização dos Transtornos do Espectro Autista (TEA). Assim, supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes, estacionamentos, lojas em geral, e locais públicos, terão 120 dias para adequar as placas já existentes.

A proposta que favorece a causa autista havia sido encaminhada ao Governo Municipal como sugestão pelo vereador Rodrigo Trevisan (PP), em outubro de 2018. Para o edil, iniciativas como esta são necessárias para que a inclusão ocorra efetivamente, e que os pais, familiares e responsáveis por pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA), possam ter facilidade em atendimentos.

Conforme a justificativa do Executivo, o quadro clínico de pessoas com TEA é diferenciado e individualizado, com manifestações diversas. Por isso, a prioridade nas filas de atendimento colabora com o conforto e com o não prolongamento de uma tensão que pode ser causada pela espera.

Para Trevisan, a aprovação da Lei melhora o nível de inclusão em Santo Ângelo. “Hoje a nossa cidade caminha mais um passo na humanização e na inclusão para todos”, afirmou o vereador.

Leticia Sangaletti – Jornalista
Marcos Luft – Fotógrafo/Cinegrafista
Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta