Seja Bem vindo!
Evento

Biosseguridade na Suinocultura é tema de palestra na FENAMILHO Internacional

3 de maio de 2019
Curta e Compatilhe

O evento contou com a participação de suinocultores de toda a Região das Missões

 No final da manhã da sexta-feira, 3 de maio, no Parque de Exposições Siegfried Ritter, durante a 19ª FENAMILHO Internacional, ocorreu no auditório Iglenho Araújo Burtet a palestra “Biosseguridade na Suinocultura”, ministrada pelo pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Suínos e Aves, Dr. Nelson Morés. O evento contou com a participação de suinocultores de toda a região das Missões.

De acordo com o pesquisador Dr. Nelson Morés, a biosseguridade em granjas de suínos consiste em medidas para evitar a entrada e propagação de doenças no recinto. “As principais medidas são o isolamento da granja, em distância segura, de possíveis focos de vetores, além de cercamento da propriedade. Também fazem parte das medidas a lavagem e sanitização das instalações, a restrição de visitas, o vazio sanitário entre cada lote, o programa de vacinações, o isolamento e tratamento de animais que adoecem. O uso de água potável e tratada para alimentação dos animais, bem como para higiene, é indispensável”, explica.

Morés frisa que o rigoroso controle de qualidade dos ingredientes de ração, o tratamento correto dos efluentes e o destino correto dos resíduos das pocilgas e dos animais que morrem na granja integram o rol de medidas para garantir a qualidade do rebanho. “Essas práticas devem ser combinadas com o fluxo de animais entre as várias fases de produção e com as práticas de manejo, bem-estar animal, capacitação dos operários e com o programa de Boas Práticas de Produção e sistema de gestão da qualidade”, explica.

O evento contou com a presença do presidente da Fenamilho, vice-prefeito Bruno Hesse, e as Soberanas da Fenamilho.

Fotos: Fernando Gomes

Deixe uma resposta