Seja Bem vindo!

Chegada da Chama Crioula dá início aos festejos farroupilhas em Santo Ângelo; VEJA VÍDEO

14 de setembro de 2018
Curta e Compatilhe

Chegada da Chama Crioula dá início aos festejos farroupilhas em Santo Ângelo; VEJA VÍDEO

Uma solenidade que teve início as 18h00 com a chegada da Chama Crioula conduzida por cavalarianos deu início as atividades relacionadas à Semana Farroupilha 2018 no município de Santo Ângelo.

Ao som do Hino Nacional autoridades, tradicionalistas, convidados especiais, peões, prendas e convidados especiais iniciaram a cerimônia alusiva ao feito.

O evento ocorreu em frente ao Teatro Antônio Sepp, contando com a presença do prefeito Jacques Barbosa, da coordenadora regional de educação Enida Teresinha Lange, do Comandante da Brigada Militar Tenente-coronel José Vilmar Robaina da Jornada, Secretários do município, patrões das entidades tradicionalistas, prendas e convidados especiais.

Na oportunidade o prefeito de Santo Ângelo Jacques Barbosa acompanhado pelo representante da Terceira Região Tradicionalista procedeu acendimento do candeeiro, e posterior repassada à chama as entidades tradicionalistas do município.

Ocorreram manifestações da coordenadora de educação e pelo chefe do executivo municipal. Após, ainda em frente ao Teatro Antônio Sepp apresentações culturais marcaram a cerimônia.

ASSISTA AGORA- CLIQUE AQUI

Vídeo e fotos- Radiocidadesa

Tema 2018

Tropeirismo – Contribuição para a formação da Identidade sul-rio-grandense

O Tropeirismo foi um ciclo econômico, social e cultural, e um dos principais responsáveis pela formação da identidade do povo gaúcho, desde os primórdios de sua ocupação europeia pelos jesuítas na região missioneira (1626) e posteriormente por paulistas, lagunistas e portugueses que se estabeleceram inicialmente nos Campos de Viamão, formando as primeiras estâncias oficiais (1732), mediante doação de sesmarias. Estas estâncias tinham principalmente duas finalidades: 1- garantir pose territorial para Portugal e 2- dar suporte e invernadeiros as tropas que vinha do Sul.

Este movimento de ir e vir de pessoas de diversas regiões sul-americanas, cada um com seus costumes, valores, crenças, saberes, etc., agregaram ao homem residente no Rio Grande do Sul uma bagagem cultural que influenciaria num perfil típico do Gaúcho atual.

A importância deste tema para os Festejos Farroupilhas 2018 no Rio Grande do Sul, é recolocar a figura humana do tropeiro, que por muito tempo ficou oculto em nossa história tradicionalista, em seu devido lugar de destaque.

RADIOCIDADESA

Deixe uma resposta