Seja Bem vindo!
Santo Angelo

Ciclone bomba chegará hoje e coloca o RS em alerta máximo

30 de junho de 2020
Curta e Compatilhe

Um ciclone extratropical intenso, também conhecido como “ciclone bomba”, pode causar pancadas de chuva e vento forte no Rio Grande do Sul nesta terça (30) e na quarta-feira (1º). Segundo a Somar Meteorologia, o sistema está sobre a costa da Região Sul.

“Ciclone está se formando sobre a costa do Rio Grande do Sul. No decorrer do dia, ele dá origem a uma frente fria. Ele favorece a chuva intensa, ventos mais intensos, depois vai embora”, afirma a meteorologista Gabriele Golart.

De acordo com um boletim da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o ciclone sobre o oceano Atlântico, na costa do estado, pode provocar rajadas de vento fortes, próximo dos 100km/h, entre a madrugada e a manhã de quarta.

•Rajadas maiores que 100 km/h: na noite de terça, a previsão indica que os ventos se intensificarão. Na quarta, durante a madrugada e ao longo do dia, rajadas intensas de vento podem ultrapassar os 100 km/h nas regiões de Rio Grande, Cassino, Capilha, Santa Vitória do Palmar, Chuí e São José do Norte.

•Rajadas maiores que 80 km/h: nas áreas de Pelotas, Jaguarão, Porto Alegre, São Lourenço do Sul, Camaquã, Tramandaí e Torres, as previsões indicam rajadas acima de 80 km/h ou até acima de 90 km/h.

•Nas demais regiões, a previsão é de que sejam registradas rajadas entre 60 e 80 km/h.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso sobre as tempestades. Nesta terça, pode ocorrer chuva, vento intenso e queda de granizo. Há risco para falta de luz, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Deixe uma resposta