Seja Bem vindo!
Política

Cientista santo-angelense Eduardo Rigon Zimmer receberá a Ordem da Cruz Missioneira

9 de julho de 2019
Curta e Compatilhe

O presidente da Câmara de Vereadores, Maurício Loureiro (PDT), requereu a concessão da Ordem a Zimmer, tendo em vista seus importantes estudos e pesquisas na área da saúde, especialmente sobre doenças neurológicas e a Doença de Alzheimer.

O Poder Legislativo de Santo Ângelo concederá ao cientista e pesquisador Eduardo Rigon Zimmer, a Ordem da Cruz Missioneira. O Projeto Decreto apresentado pela Mesa Diretora, e que prevê a condecoração, foi votado na Sessão Ordinária do dia 1º de julho, e aprovado por unanimidade pelos vereadores da Casa.

O presidente da Câmara de Vereadores, Maurício Loureiro (PDT), requereu a concessão da Ordem a Zimmer, tendo em vista seus importantes estudos e pesquisas na área da saúde, especialmente sobre doenças neurológicas e a Doença de Alzheimer.

Loureiro entende que Zimmer é merecedor da comenda, pois além de contribuir para a evolução dos tratamentos de saúde e trabalhar com o ensino público, pesquisa e extensão, representa a cidade de Santo Ângelo. “Esta comenda é uma honraria entregue para personalidades que prestaram, de alguma forma, serviços em prol da comunidade santo-angelense, e nosso homenageado faz mais do que isso, luta por melhorias na área da saúde, atua na pesquisa para proporcionar mais qualidade de vida aos portadores de Alzheimer e através da docência, contribui para a formação de pessoas, colaborando para a educação de nosso Estado e País”, destacou o presidente da Casa.

Zimmer afirma que se sente extremamente honrado em receber a Ordem da Cruz Missioneira e com a sensação de estar trilhando o caminho certo. “Nos últimos anos temos avançado constantemente em estudos para entender melhor e tratar a Doença de Alzheimer. Nosso grupo de pesquisa tem atingido reconhecimento internacional. Assim, sigo levando um pouquinho de Santo Ângelo mundo afora e receber o carinho da comunidade Santo-Angelense é realmente gratificante”, destacou.

O pesquisador mora e trabalha em Porto Alegre, mas possui laços fortes com Capital das Missões. “Santo Ângelo é a minha casa. Onde estão meus pais, meus familiares e meus grandes amigos. Vivi toda minha infância e adolescência em Santo Ângelo, e certamente ainda levo os aprendizados ganhos na capital missioneira”, afirmou.

O presidente da Câmara de Vereadores esclarece que a entrega da Comenda será marcada posteriormente, de acordo com a possibilidade de Zimmer se deslocar para Santo Ângelo e receber a honraria.

O homenageado

Filho de Arlete Rigon Zimmer e Nelson Antonio Zimmer, Eduardo Rigon Zimmer tem 34 anos, nasceu em Santo Ângelo, onde cursou o Ensino Fundamental e Médio do Colégio Tereza Verzeri.

Formou-se em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mesma instituição em que se tornou Mestre e Doutor em Ciências Biológicas: Bioquímica. Atuou como Pós-doutorando e Pesquisador Associado do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), auxiliando no desenvolvimento de metodologias para o diagnóstico precoce da Doença de Alzheimer.

Atualmente, o Dr. Zimmer é professor adjunto do Departamento de Farmacologia da UFRGS, Pesquisador associado do InsCer, orientador permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica (UFRGS) e Farmacologia e Terapêutica (UFRGS), membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da McGill University, no Canadá.

Também é coordenador do Laboratório de Neuroimagem da UFRGS, onde realiza pesquisas para o diagnóstico precoce de doenças cerebrais. Além de realizar estudos de alta complexidade técnica experimental, desenvolve uma linha de pesquisa voltada para o Sistema Único de Saúde (SUS) com potencial de economizar altíssimos valores para o país, com exames capazes de identificar e intervir em doenças cerebrais antes do aparecimento dos sintomas, a chamada fase pré-clínica.

O laboratório em que atua o Dr. Zimmer, tem uma vasta gama de colaboradores internacionais e é considerado de ponta na sua área de pesquisa. Colabora com as seguintes instituições internacionais: Yale University (Estados Unidos da América), Cambridge University (Reino Unido), King’s College of London (Reino Unido), Gothenburg University (Suécia), Université de Lausanne (Suíca) e Université du Bordeaux (França).

Durante os últimos anos vem recebendo diversos prêmios nacionais e internacionais relativos ao mérito científico, como:

2019 – Membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências

2018 – Alzheimer’s Association Travel Award, Alzheimer’s Association

2017 – II Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano Instituto Nanocell, Instituto Nanocell

2016 – Jovem Pesquisador Brazil/UK scientific collaboration: The future of molecular imaging, British Council, Newton Foundation and CNPq

2016 – Alzheimer’s Association Travel Award, Alzheimer’s Association

2016 – Prêmio Capes de Tese em Ciências Biológicas II, CAPES

2015 – Latin American Training Program (LATP) Associate, Society for Neuroscience

2014 – Travel Award with the Institute of Aging, Canadian Institutes of Health Research (CIHR)

2013 – Alzheimer’s Imaging Consortium (AIC) Travel Award, Alzheimer’s Association

Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta