Seja Bem vindo!
Saúde

Cinco pessoas passam por exames com suspeita de tuberculose registrada em Entre-Ijuis

23 de junho de 2020
Curta e Compatilhe

Além da pandemia Covid-19, agora o município de Entre-Ijuis está diante a uma nova doença, e que já teria sido diagnosticada em uma pessoa que na atualidade reside naquela cidade.

De acordo com o secretário de saúde Otávio Reichert, em entrevista ao departamento de jornalismo do Portal Rádio Cidade Santo Ângelo, mais cinco pessoas passarão por exames nesta terça-feira (23), em Laboratório em virtude de suspeita que os pacientes seriam portadores de tuberculose.

Segundo informa o secretário, as pessoas portadoras dessa doença seriam oriundas de outros municípios, e que passaram a residente em Entre-Ijuis recentemente.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.

A forma extrapulmonar, que acomete outros órgãos que não o pulmão, ocorre mais frequentemente em pessoas que vivem com HIV, especialmente aquelas com comprometimento imunológico.

No Brasil, a doença é um sério problema de saúde pública, com profundas raízes sociais. A epidemia do HIV e a presença de bacilos resistentes tornam o cenário ainda mais complexo. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.

Quais são os sintomas da tuberculose?

O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório, que é a pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigado para tuberculose. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como:

Febre vespertina
Sudorese noturna
Emagrecimento
Cansaço/fadiga

Deixe uma resposta