Seja Bem vindo!
Saúde

Confirmado primeiro caso de Dengue em Ijuí

19 de fevereiro de 2020
Curta e Compatilhe

Foi confirmado o primeiro caso de dengue autóctone em Ijuí, ou seja, a pessoa que está com a doença foi contaminada na cidade.

O paciente não teve a identidade revelada, mas é morador do bairro Burtet, na zona sul da cidade. Outros 12 casos estão em análise. Não foi divulgado o índice de infestação predial em Ijuí, onde o máximo deve ser de 1, acima disso, há risco de surto da doença.

No entanto é recomendável que a população vistorie o pátio e faça as devidas limpezas e principalmente não deixando água acumulada. O Aedes Aegypit transmite além da Dengue, a Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

A Vigilância Ambiental realizou todo o trabalho que preconiza a Organização Mundial da Saúde e ainda  fará mais três aplicações de inseticidas no intervalo de 4 dias com extensão de 300 metros do local onde o cidadão reside.

O coordenador da Vigilância Ambiental, Rinaldo Pezzetta, solicita a população que permaneça vigilante e reforça o cuidado com os criadouros aedes aegypt em suas casas, bem como o trabalho de prevenção que deve ser realizado todo dia. “ É um cuidado diário, individual e coletivo  na  limpeza e manutenção de locais que podem conter o ovo do mosquito transmissor, como potes de  flores, pneus velhos, garrafas plásticas, entre outros, um olhar cuidadoso  de cada cidadão que faz toda a diferença”.

Deixe uma resposta