Seja Bem vindo!
Política

DAP/RS e Município fecham parceria para acelerar ampliação do aeroporto de Santo Ângelo

12 de fevereiro de 2020
Curta e Compatilhe

Prefeitura de Santo Ângelo cederá engenheiro civil para auxiliar na elaboração do termo referencial para contratação de edital do projeto

O Departamento Aeroviário do Estado (DAP/RS), órgão da Secretaria de Logística e Transporte e o Governo Municipal de Santo Ângelo deram mais um importante passo em direção às obras de modernização e ampliação do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju, selando acordo para a elaboração do Termo de Referência que definirá as regras para o edital de licitação do projeto.

A confirmação veio na tarde desta quarta-feira, 12, em reunião no gabinete do prefeito Jacques Barbosa, com o diretor do DAP, Nilson Serafini, e os engenheiros do órgão estadual, Leandro Taborda e Newton da Fonseca, com a presença dos secretários municipais José Carlos Ferraz (Planejamento) e João Baptista Santos da Silva; e o administrador do aeroporto local, Mário Assis.

A cooperação técnica entre Estado e Município foi uma resposta à audiência que o prefeito Jacques Barbosa realizou em Porto Alegre, no final de janeiro, com a direção do DAP/RS, colocando o Setor de Engenharia da prefeitura à disposição para integrar o trabalho e agilizar o processo de edital para contratação do projeto que definirá o valor da obra e a área necessária para a ampliação do aeroporto de Santo Ângelo.

O prefeito Jacques colocou um engenheiro civil do quadro de servidores à disposição para auxiliar na elaboração do termo referencial que fará alterações no anteprojeto, fazendo adequações à nova legislação da aviação civil nacional e o projeto executivo do edital.

Conforme Serafini, a estimativa inicial do Departamento Aeroportuário do Estado, é de que com o apoio do município de Santo Ângelo, o processo administrativo para a contratação do edital gire em torno de seis meses e, após este período, seja encaminhada a licitação para o projeto de execução das obras físicas.

Segundo o diretor, com as obras de ampliação pista, o Aeroporto Regional Sepé Tiaraju terá condições de receber aviões com até 150 passageiros, como o Boeing 737-800 e o Airbus A319. O aeroporto também receberá a ampliação do terminal de passageiros, novos hangares e ampliação do espaço para o Corpo de Bombeiros.

Serafini disse na audiência que Santo Ângelo está entre os quatro aeroportos do interior gaúcho com aviação regional e é prioridade para o Governo do Estado, assim como o de Passo Fundo, Caxias do Sul e Rio Grande.

AMPLIAÇÃO DOS VOOS

Jacques voltou a tratar com os engenheiros sobre a transferência de voos comerciais da empresa aérea Gol que opera no aeroporto de Passo Fundo para Santo Ângelo. O prefeito esteve em contato com a companhia aérea que confirmou que o Estado é o ente que deve indicar um aeródromo para a operação destes voos.

O aeroporto de Passo Fundo será interditado temporariamente para obras de reforma e ampliação. O prefeito Jacques quer que estes voos sejam transferidos para Santo Ângelo.

Na audiência também foram tratados assuntos relacionados à cooperação que Estado e Município mantém para a manutenção do aeroporto.

Fotos: Fernando Gomes

Deixe uma resposta