Seja Bem vindo!
Evento

Defesa Civil pública relatório de atividades de 2019

2 de janeiro de 2020
Curta e Compatilhe

Defesa Civil pública relatório de atividades de 2019A Defesa Civil de Santo Ângelo publicou nesta quinta-feira, 2, o relatório de atividades realizadas em 2019.

De acordo com o coordenador Adelar Cavalheiro, um dos destaques foi a atualização do Plano de Contingência do Município. Esse plano estabelece os procedimentos a serem tomados na resposta à emergências e desastres envolvendo deslizamentos, alagamentos, inundações, granizo, vendavais e tempestades.

Dentro desse contexto, também foi criado o Conselho Municipal de Defesa Civil (COMUDEC), com posse dos seus membros. A partir daí foi elaborado o regimento interno do COMUDEC.

Em busca de qualificação, os membros da Defesa Civil Municipal participaram de treinamentos e palestras. A própria Defesa Civil municipal promoveu o seminário “Defesa Civil, uma articulação necessária”, abordando a legislação, prevenção e atendimento.

Cavalheiro também destaca que foram registradas 80 ocorrências para as tomadas de providências cabíveis, além do monitoramento das réguas volumétricas dos rios Itaquarinchim e São João.

Foi criado ainda o “formulário para desastres” para o registro de qualquer tipo do ocorrências como vento, chuva, granizo, seca, inundações, com 202 codificação de desastres para decretar estado de emergência ou calamidade pública. Foram distribuídos 2,5 mil folders com o formulário.

Quanto ao monitoramento das chuvas, Cavalheiro salienta que a precipitação anual foi de 2.026 milímetros. Esse levantamento foi possível através da distribuição de pluviômetros nos distritos, formando uma rede de informações.

Na área social, a Defesa Civil realizou uma campanha para recolhimento de agasalhos em parceria com a Defesa Civil Estadual e Rede de Farmácias São João. Foram entregues mais de 300 peças para a Central do Bem.

📸Fernando Gomes

Deixe uma resposta