Seja Bem vindo!
Cultura

Documentário “Expedição 21” terá pré-estreia em julho

13 de junho de 2019
Curta e Compatilhe

Produção do diretor de Cromossomo 21 tem a participação do escritor Vinicius Ergang Streda, autor do livro “Nunca deixe de sonhar”

A formalização do convite para o prefeito Jacques Barbosa participar da pré-estreia do documentário “Expedição 21 – Uma jornada pela independência” foi o motivo da visita do escritor e palestrante Vinicius Ergang Streda ao Executivo na manhã desta quinta-feira, 13. O documentário que trata da autonomia de pessoas com Síndrome de Down, terá sua pré-estreia no Palácio dos Festivais, em Gramado, dia 18 de julho, em evento promovido pelo Educador Social e diretor de Cinema Alex Duarte e equipe, produtor do filme Cromossomo 21.

Na visita, Streda esteve acompanhado da assistente social da Secretaria de Educação, Sandra Friedrich, já designada para representar o Governo Municipal na pré-estreia, em razão de compromissos previamente assumidos pelo chefe do Executivo na data do evento.

Morador da localidade de Bom Princípio Alto, interior de Santo Cristo, Vinicius Ergang Streda é autor do livro “Nunca deixe de sonhar”, em parceria com a psicóloga Carina Streda, que relata os sonhos e a vida de um jovem com síndrome de Down, e já está em sua terceira edição. Ele explicou que o documentário Expedição 21, com uma hora de duração, foi gravado em Jurerê Internacional, em Santa Catarina, e mostra os bastidores da Primeira Imersão de Pessoas com Síndrome de Down da América Latina, criado para estimular a independência das pessoas com deficiência. Os principais influenciadores e especialistas em Educação, Direitos Humanos e Neurociência do país também participam da produção, avaliando de que forma a Expedição conseguiu impactar de forma positiva na autonomia dos jovens.

Para a produção do documentário, durante quatro dias, 18 jovens com deficiência intelectual ficaram imersos em uma casa sem a presença dos pais. O treinamento teve como objetivo despertar a liderança e auto-estima dos participantes, com oficinas e métodos embasados no empoderamento, estruturação psíquica e comportamento social.

Fotos: Fernando Gomes

Deixe uma resposta