Seja Bem vindo!
Educação

Educação elabora os Planos de Prevenção contra Incêndio – PPCI

9 de setembro de 2019
Curta e Compatilhe

A Secretaria Municipal de Educação atenta a legislação do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul e ao Decreto Estadual nº 53.280/16 e suas atualizações, que estabelece sobre as normas de segurança, prevenção e proteção contra incêndio nas edificações, está elaborando os projetos visando a implantação dos Planos de Prevenção contra Incêndio (PPCI).

Cabe destacar, que algumas escolas já se encontram com o PPCI aprovado, tendo o seu alvará emitido pelos bombeiros.

Os Planos de Prevenção contra Incêndio (PPCI), tem como responsável técnica a Engenheira Civil, Raquel Kreuzberg.

“A elaboração do PPCI, torna-se obrigatório a todas as edificações, principalmente às escolas que são classificadas pelo Decreto Estadual, como áreas de risco de incêndio de grau médio”, destaca, Raquel Kreuzberg.

✅ A Importância de elaborar os Planos de Prevenção contra incêndio

É de suma relevância pois, o PPCI visa preservar e proteger a vida dos ocupantes das edificações e áreas de risco em caso de incêndio, estabelecer um conjunto de medidas eficientes de prevenção contra incêndio, dificultar a propagação do incêndio, preservando assim a vida e reduzindo danos ao meio ambiente e ao patrimônio.

Os planos preveem medidas de segurança como: acesso de viaturas nas edificação, segurança estrutural em incêndio, controle de materiais de acabamento e revestimentos, saídas de emergências, plano de emergência, brigada de incêndio, iluminação de emergência, alarmes de incêndios, sinalização de emergência, extintores, hidratantes e mangotinhos.

“Implantar os PPCI na rede municipal de ensino é investir em segurança, prevenção, além de cumprir a legislação vigente”, destaca o Secretário de Educação, Valdemir Roepke (Nanaco).

Texto e Foto : SMEd

Uma resposta para “Educação elabora os Planos de Prevenção contra Incêndio – PPCI”

  1. Jorge Carlos do Amaral disse:

    Demorou!
    Depois de 24 anos da Lei Municipal NR 1.884, DE 02/03/95.

Deixe uma resposta