Seja Bem vindo!
Santo Angelo

Em SAnto Ângelo: Comitê debate resposta coordenada ao novo Coronavírus

24 de março de 2020
Curta e Compatilhe

Em reunião foram tratados os procedimentos iniciais em relação à pandemia e alinhamento de medidas de proteção e prevenção da saúde pública

Com a finalidade de ajustar as medidas de segurança para proteger a saúde pública, o Comitê Temporário de Enfrentamento ao Coronavírus (CTECOV) esteve reunido na tarde desta terça-feira (24), no Centro Municipal de Cultura, para alinhar as questões sobre os procedimentos iniciais a serem adotados em relação a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Uma nova e defintiva reunião acontece na tarde de quinta-feira (26).

A reunião debateu sobre as providências a serem tomadas em relação à segurança pública e a prevenção de saúde pública a partir das primeiras confirmações de Covid-19 no município.

Também esteve em pauta, a higienização dos veículos da Saúde e da Segurança Pública e a possibilidade da instalação de um centro de operações no pátio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Pippi, além do reforço à comunidade para que permaneçam em suas residências e avaliem a situação com extrema gravidade, afinal já são mais de 2.000 casos no país e mais de 100 casos no Estado.

ARTICULAÇÃO E CAUTELA

O prefeito Jacques Barbosa disse que o município tem agido de acordo com as determinações legais exigidas pelo Governo do Estado e articuladas com os prefeitos de Ijuí e Santa Rosa, com o estudo de ações conjuntas em prol da região noroeste e Missões. “Muitas pessoas não estão entendendo a gravidade da situação. Eu volto a repetir que é de fundamental importância que todos permaneçam em suas casas, evitando ações cotidianas na rua. O momento não é de férias e sim de resguardo dentro de casa. Estamos lidando com uma séria doença, que ainda não tem vacina para a sua cura. Todos estamos nesta luta, então é preciso que as famílias entendam que os idosos têm que permanecer em suas casas. E que todos só devem sair em caso de extrema necessidade”, explicou.

CONSCIENTIZAÇÃO

O secretário municipal de Saúde, médico Luis Carlos Cavalheiro, ressaltou que é o momento de toda a comunidade se conscientizar e enfrentar esta verdadeira guerra diante do Coronavírus. “Os idosos não devem sair de suas casas, as pessoas precisam entender este perigo. Não é o momento de visitar e nem de receber visitas. Não é o momento de passear pelas ruas, realizar caminhadas e corridas no final da tarde, nem passear com os cães, muito menos se reunir nas praças para tomar chimarrão. A realidade é realmente assustadora e as pessoas precisam entender isto”, disse.

O CTECOV

O Temporário de Enfrentamento ao Coronavírus (CTECOV), foi instituído por decreto do prefeito Jacques Barbosa na última semana, como mecanismo de Santo Ângelo para um gerenciamento coordenado em resposta à emergência na saúde pública provocada pelo novo Coronavírus.

A missão do comitè é planejar, organizar, coordenar e controlar as medidas a serem empregadas durante a declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), articulado com os gestores federais, estaduais e municipais do SUS; e elaborar relatórios técnicos sobre a epidemia e as ações administrativas que estão sendo realizadas.

PRESENÇAS

Também estiveram presentes no encontro, o secretário municipal do Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros; o secretário municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Everaldo de Oliveira; o coordenador da Defesa Civil de Santo Ângelo, Adelar Cavalheiro; o presidente da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, Pedro Silvestre Perkoski Waszkiewicz; Itamar Ferreira Walter (Brigada Militar); Silvano Oliveira Rodrigues e Tiago Rodrigues (Corpo de Bombeiros); Alex Martins Antunes (SAMU/RS – Hospital Santo Ângelo), Capitão Rosário (1ºBCom), Firmino Batista (Hospital Santo Ângelo); o titular da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (12ª CRS), Iuri Sommer Zabolotsky; Marcelo de Oliveira Bogo (Hospital Santo Ângelo); João Alexandre dos Santos (Unimed Missões); e Matheus Severo Rodrigues (Defesa Civil).
Texto/fotos: Rodrigo Bergsleithner

Deixe uma resposta