Seja Bem vindo!
Evento

Escola do Distrito Sossego inaugura museu que resgata a colonização italiana

12 de agosto de 2019
Curta e Compatilhe

Inauguração foi realizada na manhã de sábado, 11, seguida de Café de Cambona promovido pela Escola Municipal Nossa Senhora de Aparecida

O Museu “Colhendo Memórias Rurais Italianas” foi inaugurado na manhã do sábado, 11, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida do Distrito do Sossego. A solenidade contou com as presenças do prefeito Jacques Barbosa, do vice-prefeito Bruno Hesse, do secretário municipal de Educação, Valdemir Roepke, o Nanaco, e da diretora da Escola, Débora Zimmermann da Mota.

Para o prefeito Jacques Barbosa, manter a memória das comunidades é importante para as futuras gerações e o museu servirá ainda para contar sobre a colonização italiana, com peças que hoje já não são utilizadas. “É um espaço para resgatar a história, cultuar os antepassados e disseminar os valores introduzidos pelos colonizadores”.

O secretário Nanaco disse ser gratificante ver uma comunidade interessada em preservar as suas raízes. Mas, no entendimento do secretário, vai além: “O Museu Colhendo Memórias Rurais Italianas, torna-se um projeto cultural, que visa agregar cultura e educação, além de resgatar e preservar a memória cultural local da comunidade do Distrito do Rincão do Sossego”.

A ideia do museu foi apresentada por Oswaldino José Lucca, cuja família é oriunda do Rincão do Sossego. Ele destaca o espaço como histórico, artístico e cultural e contou que os objetos expostos foram recolhidos por ele com intenção de compartilhar com a comunidade. Lucca ainda abordou detalhes da história da localidade, conhecida inicialmente como Clareira da Mata e depois de Segredo, por ser o local onde os moradores escondiam seus cavalos de raça para não serem requisitados pelos revolucionários.

A diretora Débora da Mota também falou na importância do resgate da história e agradeceu à comunidade que se empenhou para que o projeto fosse concretizado.

O museu funciona junto ao saguão da escola. Peças como trilhadeiras e jardineiras ficarão expostos na área externa da escola. O secretário Nanaco lembra que alunos de outros educandários visitarão o local para conhecer a história e compreender os aspectos sociais e econômicos da época da formação do Distrito.

Após a inauguração, foi realizada a 2ª edição do Café de Cambona, no salão da comunidade, numa promoção da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida. Na ocasião, os músicos Cláudio Vargas e Telismar Lucca, apresentaram uma música em homenagem à Escola Nossa Senhora Aparecida, onde estudaram.

Telismar Lucca e Cláudio Vargas

Participaram do evento, os secretários municipais Francisco da Silva Medeiros (Meio Ambiente), Neusa Cavalheiro (Cultura); Vando Ribeiro de Souza (Turismo); Rosani Stocker, presidente do Sindicado dos Professores Municipais; Fábio Copetti, presidente do CPM da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida; Itamar Avozani, presidente da Comunidade do Distrito do Sossego, professores municipais, pais, alunos, convidados e comunidade em geral.

Texto: Hogue Dorneles – Fotos: Fernando Gomes

Deixe uma resposta