Seja Bem vindo!

Festival Boas Ideias abre chamada para artistas e projetos de sustentabilidade em Santo Ângelo

1 de setembro de 2018
Curta e Compatilhe

Festival Boas Ideias abre chamada para artistas e projetos de sustentabilidade em Santo Ângelo

O Festival Boas Ideias, que ocorrerá dia 29 de setembro, na Praça da Catedral, em Santo Ângelo, abre no próximo dia 30 de agosto uma chamada para espetáculos artísticos e projetos socioambientais e de sustentabilidade que queiram participar do evento.

O Festival marcará a abertura da XXV Semana Interamericana da Água e da XVIII Semana Estadual da Água do RS promovidas pela ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária) e apoio da Prefeitura de Santo Ângelo, com patrocínio da Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan.

Para integrar a programação artística, poderão se inscrever espetáculos de teatro de rua ou performances teatrais, de clowns, de dança, de contação de história ou literária (saraus ou apresentação poética), individuais ou de grupos. Serão selecionadas cinco atividades e cada uma receberá uma ajuda de custo no valor de R$ 800,00.

O certame também é aberto a mostras de equipamentos ou inventos sustentáveis da região, projetos, oficinas e iniciativas socioambientais. Podem se candidatar à exposição: escolas, entidades, grupos, movimentos ou indivíduos que atuem com ações especiais e diferentes na área. Nesta categoria, não está prevista ajuda de custo financeira, mas a o proponente pode solicitar apoio logístico para levar equipamentos até o local e para as instalações na praça.

O Festival Boas Ideias é uma espécie de mostra de sustentabilidade, com uma programação diversificada de cultura, debates e exposições em torno do tema central da Semana da Água: “Esgoto tratado, água protegida”.

INSCRIÇÕES

O período de inscrições vai até 09 de setembro (às 23h55min) e o processo é simples e desburocratizado. Basta responder as questões que constam nos termos da chamada e enviar para o email [email protected]. A seleção será feita por uma comissão formada por representantes do Festival, da Assessoria de Comunicação da Corsan e das secretarias da Cultura e do Meio Ambiente de Santo Ângelo. MAIORES ESCLARECIMENTOS: escrever para [email protected]

HISTÓRICO DO FESTIVAL

O Festival Boas Ideias realiza em 2018 a sua segunda edição, em Santo Ângelo. A primeira edição do evento ocorreu em Gramado, em 2017, também para marcar a abertura das semanas Interamericana e Estadual da Água.

O grupo organizador do Festival é o mesmo que promove a Virada Sustentável de Porto Alegre (https://viradasustentavel.org.br/conteudos/porto-alegre.html), festival que promove a sustentabilidade e a Agenda 2030 da ONU, com sua plataforma de Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis do milênio.

SERVIÇO

FESTIVAL BOAS IDEIAS

Apresentação: Corsan

Evento Oficial de Abertura da XXV  Semana Interamericana e XVIII Semana Estadual da Água do RS – em comemoração aos 25 anos de mobilização socioambiental de  proteção das águas.

ABES RS – Associação  Brasileira de  Engenharia Sanitária – Secção Rio Grande do Sul.

Apoio: Prefeitura Municipal de Santo Ângelo

CONTATOS PARA ENTREVISTAS:

– Vitor Ortiz (organizador do Festival: Fone 51 99603.8565)

– Secretária Municipal de Cultura de Santo Ângelo – Neusa Cavalheiro (agendar com Douglas: Fone 55 3313.7321)

– Secretário Municipal de Meio Ambiente – Francisco Medeiros (Fone 55 99600.0016)

CHAMADA PÚBLICA PARA ATRAÇÕES DO FESTIVAL BOAS IDEIAS

A presente Chamada Pública tem por objetivo definir parte da programação do Festival Boas Ideias de Sustentabilidade, que marcará a abertura da XXV Semana Interamericana da Água, dia 29 de setembro de 2018, em Santo Ângelo. O Festival é realizado com patrocínio exclusivo da Corsan e apoio da Prefeitura Municipal de Santo Ângelo, através da Secretaria Municipal da Cultura e Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Serão selecionados para se apresentar na Praça da Catedral, entre 10h e 18h, as seguintes atividades:

– 1 apresentação de teatro de rua ou congênere (performances teatrais individuais ou de grupos);

– 1 apresentação clownesca (individual ou de grupo);

– 1 performance ou apresentação de dança (individual ou de grupo);

– 2 atividades de contação de história e/ou de performance literatura (saraus, declamação, atividade poética, slam ou congênere).

As atividades acima elencadas receberão ajuda de custo no valor de R$ 800,00 (oitocentos reais) e deverão prever apresentações de no máximo 45minutos, podendo utilizar os espaços previstos pela organização do Festival na Praça da Catedral. As mesmas ocorrerão em horário a ser acordado. Os grupos ou indivíduos ficam responsáveis pelos custos de transporte de pessoas e equipamentos, se necessário.

O pagamento da ajuda de custo será realizado na conta do proponente responsável pela inscrição até 30 dias após a apresentação.

A organização do Festival se encarregará pela estrutura de som e pela organização do espaço de apresentação.

Também serão selecionadas atividades de cunho socioambiental dos seguintes tipos:

– Mostra de equipamentos ou inventos sustentáveis;

– Mostra de projetos socioambientais;

– Oficinas socioambientais.

A quantidade de atividades deste tipo a serem selecionadas dependerá da análise da grade de programação e das condições para a realização das mesmas, sendo competência exclusiva dos organizadores. Não haverá cachê para esta modalidade, mas a organização pode eventualmente contribuir com custos de transporte, caso necessário, nos termos do que for acordado após a seleção do projeto.

A seleção de todas as atividades será feita por dois representantes do Festival Boas Ideias e dois representantes da Prefeitura, sendo um da Secretaria Municipal da Cultura e outro da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e ainda um da Assessoria de Comunicação da Corsan.

INSCRIÇÕES

As inscrições poderão ser feitas através do email [email protected]até 09/09 (23h55min).

Para se inscrever, basta enviar um email com as seguintes informações:

TÍTULO DA ATRAÇÃO:

DESCRITIVO DA ATIVIDADE (máximo 10 linhas incluindo o tempo de apresentação):

NECESSIDADES PARA QUE A ATIVIDADE OCORRA:

RESPONSÁVEL PELA ATIVIDADE (nome, telefone e endereço):

ANEXAR CV RESUMIDO DO GRUPO ARTÍSTICO, COLETIVO ou do RESPONSÁVEL, IMAGEM DA ATIVIDADE ou indicar LINK para fotos e/ou vídeos.

Deixe uma resposta