Seja Bem vindo!
Saúde

Governo Municipal de Santo Ângelo inaugura Centro de Atendimento à Covid-19

3 de julho de 2020
Curta e Compatilhe

Estrutura montada junto a UPA passa a ser referência para o primeiro atendimento de casos suspeitos do novo Coronavírus em Santo Ângelo

Em visita técnica ocorrida na tarde desta sexta-feira (03), com a presença do prefeito Jacques Barbosa, do secretário municipal de Saúde Luís Carlos Cavalheiro, do deputado estadual Eduardo Loureiro e do coordenador regional da Saúde, Iury Sommer Zabolotsky, foi inaugurado o Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19, em área construída de 135 metros quadrados na parte externa da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Bairro Pippi.

A iniciativa do Governo Municipal tem a participação das secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente.

A unidade iniciou o atendimento na tarde desta sexta-feira, em um complexo que conta com recepção, sala de testagem, dois consultórios, sala de medicação e vai funcionar diariamente das 7 às 22 horas, com quatro médicos, quatro enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem, sob a coordenação do enfermeiro Fábio Escobar, e atende a todos os pacientes que apresentarem síndromes gripais e casos suspeitos da Covid-19.

De acordo com o secretário de Saúde, Luís Carlos Cavalheiro, o Centro vai priorizar o enfrentamento à Covid-19 no município com um atendimento diferenciado, seguindo os protocolos da saúde pública que vem sendo utilizado nas grandes cidades do país e do mundo. “É importante criar estas estruturas para oportunizar mais atendimentos na área da saúde em Santo Ângelo, principalmente com este novo local, onde vamos priorizar o enfrentamento ao Coronavírus com avanços no atendimento aos pacientes, cuidando das pessoas que apresentam os sintomas leves, realizando aqui, o primeiro atendimento, já com a medicação e liberando, também, os postos de saúde para que possam atender às demais patologias”, explica.

O prefeito Jacques Barbosa ressaltou os esforços que o município vem realizando em relação ao enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus. Ele exemplificou a antecipação do funcionamento da UPA 24 horas, e uma série de ações previstas no plano de contingência, que se constitui na compra de testes rápidos,  na contratação de leitos clínicos, na instalação de novos leitos na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Santo Ângelo e a inauguração do Centro Covid-19. “Todo o trabalho que vem sendo realizado pelo Governo Municipal é para tenhamos estrutura capaz de absorver a demanda da pandemia. Com este Centro, aqui na UPA, vamos desafogar o atendimento das síndromes respiratórias no hospital e nas demais unidades de saúde. É uma estrutura pioneira na saúde pública de Santo Ângelo. Inauguramos a UPA, a restabelecemos para 24 horas e agora montamos uma estrutura completa que servirá de triagem para o atendimento à população”, completa.

O deputado estadual Eduardo Loureiro também destacou a iniciativa do Governo Municipal, afirmando que as ações que estão tomadas desde o início do combate à pandemia, são corretas e apresentam ótimos resultados. “Estamos iniciando o período do inverno, quando as internações hospitalares aumentam. Por isso, preparar o sistema público para atender a demanda das doenças da estação e da Covid-19 é uma ação preventiva de alta significância. O Governo Municipal realizou grandes feitos como a abertura da UPA, a tornou 24 horas e agora tem um Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19 que serve de modelo aos demais municípios gaúchos”, relata.

PRESENÇAS

Também estiveram presentes no evento o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Pedro Waskiewicz; o secretário de Administração Hélio Costa; as enfermeiras da Comissão de Vigilância Epidemiológica de Prevenção e Combate à Covid-19, Daniana Pompeo, Thaís Brum e Carine Amabile Guimarães; a coordenadora de Enfermagem da UPA, Eduarda Motta Perim; o diretor Administrativo da UPA, Osvandir Lemos, e o médico Rafael Fontoura.

VEÍCULO

Após a cerimônia de inauguração do Centro de Atendimento à Covid-19, o prefeito Jacques Barbosa realizou a entrega simbólica do veículo Fiat Uno que foi repassado à Secretaria Municipal de Saúde, que será cedido utilizado pela Vigilância Sanitária na fiscalização diária de observância aos protocolos de combate à Covid-19.

Centro foi inaugurado em área anexa à Unidade de Pronto Atendimento – UPA

Texto: Rodrigo Bergsleithner/Fotos: Fernando Gomes

Deixe uma resposta