Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão recebendo e-mails e mensagens que prometem agilizar a devolução do dinheiro cobrado de forma indevida por associações e sindicatos nos últimos anos e oferecem um link para acessar o serviço. É FAKE.
🛑 O que dizem os e-mails e mensagens falsos?
⚠️ Por que se trata de golpe?
- Em 24 de abril de 2025, o governo anunciou a suspensão de todos os descontos mensais feitos por associações e sindicatos na folha de pagamento de aposentados e pensionistas, além do ressarcimento integral dos valores. A diretora de Orçamentos e Finanças e Logística do INSS afirmou que o instituto vai elaborar um plano para a devolução.
Em 25 de abril de 2025, o Ministério da Previdência publicou em seu site um texto com o título: "Golpistas estão abordando aposentados e pensionistas com a oferta de agilziar devolução de mensalidade descontada". O texto recomenda que aposentados a pensionistas a não acessem os links enviados nos e-mails e mensagens que aparecem nesses conteúdos.
- O comunicado explica que os valores descontados no mês de abril ficarão retidos, conforme informado pela Controladoria Geral da União (CGU), e serão devolvidos na folha de maio – que vai de 26 de maio a 6 de junho.
- O ressarcimento dos valores relativos a mensalidades não reconhecidas pelos beneficiários descontados antes de abril deste ano serão avaliados por um grupo da Advocacia Geral da União (AGU), que estudará a melhor forma de devolução.
- Aposentados ou pensionistas que tenham dúvidas se houve desconto de mensalidade associativa no seu extrato de pagamentos (contracheque), devem ficar atentos ao que fazer — e como pedir o ressarcimento.
📌 Como verificar se ocorreu desconto?
- Basta acessar, com login e senha, o Meu INSS (site ou aplicativo), clique em “Consultar Benefício” e, em seguida, em “Extrato de Pagamento”. Escolha o mês que deseja consultar. Da tabela, irá constar o possível valor do desconto, se houver.
▶️ Como pedir o ressarcimento
- A devolução dos valores é feita diretamente pela entidade. É preciso entrar em contato através do telefone 0800, que aparece ao lado do nome da entidade no seu contracheque.
- Também é importante que seja registrada denúncia sobre descontos não autorizados de associações ou entidades no Portal do Consumidor (www.consumidor.gov.br/) e na Ouvidoria do INSS, através da Plataforma Fala BR (falabr.cgu.gov.br/web/home).
- O governo afirma que em breve mais informações serão repassadas a fim de orientar os beneficiários sobre tais procedimentos.
❌ Como pedir a exclusão do desconto?
- Acesse o Meu INSS com login e senha.
- Na página inicial selecione Novo pedido.
- No campo de busca (onde tem a lupa) escreva Excluir mensalidade.
- Vão aparecer opções, selecione Excluir mensalidade de associação ou sindicato no benefício.
- Clique em Atualizar para conferir e atualizar seus dados, se necessário.
- Após atualizar os dados, selecione Avançar.
- Leia as instruções e escolha Avançar.
- Informe os dados solicitados e clique em Avançar.
- Anexe os documentos (se for necessário) e vá em Avançar.
- Selecione a agência de relacionamento com o INSS e escolha Avançar.
- Confira os dados informados no requerimento.
- Clique em Declaro que li e concordo com as informações acima e clique em Avançar.
g1