
Aberta oficialmente na noite de segunda-feira(11), a 33ª Semana Cultural de Santo Ângelo, um evento que, ao longo de sua história, se consolidou como um pilar de nossa identidade e um catalisador da produção artística e intelectual da nossa comunidade.
O tema desta edição, "Celebrando nossas raízes e conexões", tem um significado especial neste ano em que comemoramos os 400 anos das Missões. É uma oportunidade única de honrar o nosso passado, fortalecer o presente e projetar o futuro.
A programação da Semana Cultural, que se inicia hoje, é um verdadeiro mosaico de nossa herança cultural.
Teremos a abertura da Feira do Livro e a estreia da Feira Troca-Troca de Livros e Gibis, iniciativas que incentivam a leitura, o compartilhamento de conhecimento e a formação de novos leitores.
Nesta noite, também ocofrreu apresentação do grupo de patinação Style.
Ao longo da semana, nossa agenda nos levará por muito mais do que atividades artísticas. Em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), o Museu Histórico das Missões sediará debates e mesas-redondas sobre memória, patrimônio e os desafios contemporâneos da região missioneira.
Estarão presentes pesquisadores renomados como Juliani Borchardt, Caroline Mallmann Schneiders, Orestes Jayme Mega e Angelise Fagundes, trazendo contribuições valiosas para o nosso entendimento e reflexão sobre a história e o futuro de nossa terra.
A arte, em suas diversas formas, será o fio condutor desta celebração.
Teremos a exibição do curta-metragem "Antes-tempo, um palimpsesto", que provoca uma reflexão sobre como o legado missioneiro permanece como camadas sobrepostas em nosso presente.
O teatro se fará presente com o espetáculo "Alma Missioneira", da Peppe Company, e com os monólogos "A Jornada" e "A Última Redução", que exaltam a coragem, a resiliência e a história de um povo que construiu e defendeu sua cultura.
É uma honra termos como patronesse desta edição a professora, advogada e escritora Ana Cecilia Kowalewski. Sua trajetória é um exemplo de dedicação à cultura e ao saber, inspirando-nos a valorizar a literatura, a história e a arte como fundamentos de uma sociedade mais consciente e coesa.
Que esta 33ª Semana Cultural seja um tempo de encontro, aprendizado e celebração. Que as raízes que nos sustentam continuem nos dando força e que as conexões que aqui criarmos nos impulsionem rumo ao futuro.