
O Espetáculo Som e Luz, realizado no Sítio Histórico São Miguel Arcanjo, em São Miguel das Missões, registrou mais de mil espectadores nas quatro primeiras noites de 2026, consolidando uma média aproximada de 250 turistas por apresentação. Os números reforçam a força do atrativo turístico logo no início do ano em que a região missioneira celebra os 400 anos das Missões Jesuíticas.
Conforme a secretária municipal de Turismo, Rozan Fassini, a expectativa é de que essa média de público aumente ao longo de todo o ano, impulsionada pelo calendário comemorativo e pela visibilidade do único Patrimônio Mundial da Humanidade no sul do Brasil. “Os primeiros dias de 2026 já demonstram o grande interesse dos visitantes pelo espetáculo e pela história missioneira. Vivemos um ano simbólico, que desperta ainda mais a curiosidade e a emoção de quem visita São Miguel das Missões”, destacou.
O fluxo turístico observado nas primeiras noites do ano reforça o papel do espetáculo como um dos principais indutores do turismo cultural na região, atraindo visitantes de diferentes estados e também do exterior. A projeção da Secretaria de Turismo é de crescimento gradual da visitação, especialmente nos meses de verão e durante as atividades alusivas aos 400 anos das Missões.
O que é o Espetáculo Som e Luz
O Espetáculo Som e Luz acontece diariamente, com duração de 48 minutos, até o mês de março, às 21h, no Sítio Histórico São Miguel Arcanjo. Criado em 1978 pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e posteriormente repassado ao Município de São Miguel das Missões, o espetáculo apresenta uma narrativa que retrata o nascimento, o desenvolvimento e o fim da experiência Jesuítico-Guarani.
A história das Missões é contada ao anoitecer nas Ruínas de São Miguel das Missões, reconhecidas pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. A narração é conduzida simbolicamente por duas personagens ainda presentes no local: a igreja e a terra.
Texto e Foto: Agência Eleita/Ascom Seturis São Miguel das Missões