
Fenômeno raro em São Luiz Gonzaga: Hospital São Luiz Gonzaga registra o nascimento de um bebê empelicado
O nascimento de um bebê empelicado é considerado raro no mundo da obstetrícia, segundo os especialistas. A criança que nasce nesta condição fica envolta pela bolsa amniótica que a protege e o ajuda na alimentação durante as 40 semanas, em média, de uma gestação.
Situações assim são raras, uma vez que o saco gestacional estoura quando o bebê está prestes a nascer, inclusive em procedimentos como a cesárea. Após o parto, a bolsa é rompida pelo médico e a criança retirada.
A bolsa amniótica, é a membrana que protege e faz com que o recém nascido receba os nutrientes e o oxigênio da mãe através do cordão umbilical. Segundo os médicos, não é possível prever ou programar esse tipo de evento.
Na sexta-feira (16/01) uma linda menina nasceu desta forma no Hospital São Luiz Gonzaga. A cesárea de sucesso foi comemorada pelos médicos e equipe de enfermagem.
Por que o parto empelicado ocorre?
A bolsa amniótica é composta por uma película fina e transparente. É quando ela estoura que, normalmente, há a sinalização de que a criança está prestes a nascer. Quando o líquido amniótico vaza, a mãe entende que está há horas ou momentos do parto.
Contudo, quando esta bolsa não se rompe, acontece o chamado parto empelicado. Não há risco para mãe ou para o bebê. Após a retirada do bebê envolvido pela bolsa, o médico faz um pequeno corte na película para que ela estoure e a criança seja, então, retirada. Não é possível prever quando esse evento pode ocorrer.
A partir daí, a criança segue para os procedimentos habituais, ou seja, os testes e exames são realizados pelo pediatra neonatal para avaliar a saúde geral do recém nascido.
Desejamos saúde a pequena princesa, que seja o motivo de muita alegria aos familiares!😍
ASSISTA VÍDEO- CLIQUE LINK ABAIXO
https://www.youtube.com/shorts/b1i89rFlza8?feature=share
(Reprodução da imagem autorizada pela família e gentilmente cedida pelo HSLG, a nossa reportagem)
💬Fernando Maya Comunicações
🤳Dra. Sara Moraes