
Na tarde de terça-feira (20), o Corpo de Bombeiros resgatou sete filhotes de cachorro presos em uma galeria subterrânea de escoamento de água, às margens da BR-158, em Cruz Alta, no noroeste do Estado. A operação complexa contou aparelho respiratório e retroescavadeira.
Ao ser acionada e chegar no local, a equipe constatou que a cadela, mãe dos filhotes, morreu atropelada. Os cães estavam isolados dentro da tubulação de 45 metros de comprimento, em um ambiente confinado e de difícil acesso.
Segundo os bombeiros, a primeira tentativa de resgate confirmou a presença dos filhotes, mas a aproximação foi impedida pelo estreitamento da galeria, causado por acúmulo de terra. Assim, a equipe precisou de equipamento de proteção respiratória e do apoio de uma retroescavadeira para abrir novos acessos à estrutura.
Com a criação de dois pontos de entrada, a operação de salvamento ocorreu em etapas. Inicialmente, dois filhotes foram retirados a cerca de 10 metros do acesso principal. Em seguida, após a abertura de uma nova passagem, os socorristas alcançaram e salvaram os cinco animais restantes.
Os sete filhotes foram resgatados com vida e encaminhados a um grupo de bem-estar animal. No local, eles recebem cuidados e aguardam para serem destinados à adoção responsável.
