Com a pandemia, as pessoas têm procurado por academias e profissionais de Educação Física para realizarem atividades, mesmo que de forma remota
A prática de exercícios físicos está diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida. Ela auxilia o indivíduo a adquirir e manter uma boa imunidade, tão importante para o período que estamos vivendo. Com esta consciência, a procura por profissionais de Educação Física para aulas on-line é constante. Com a ajuda da tecnologia e a orientação correta do profissional, é possível atingir um excelente nível de condicionamento físico, seja com aulas de dança, sessões de ginástica, e até lutas.
Para o professor Marcos Ruiz da Silva, coordenador da Área de Linguagens Cultura e Corporal do Grupo Uninter, é fundamental ter o acompanhamento de um profissional, para que a orientação dos exercícios seja realizada de maneira correta e na intensidade adequada. Só assim o praticante poderá aproveitar todos os benefícios.
“A pandemia ajudou a reforçar a necessidade de as pessoas manterem uma rotina mais saudável. Outro fator que tem auxiliado no crescimento da procura por exercícios físicos, é o constante alerta que os médicos tem feito sobre a importância de se manter ativo para a manutenção da saúde”, alerta Silva.
Atuações do profissional de Educação Física
O profissional bacharel em Educação Física é especialista na elaboração de treinos para qualquer modalidade esportiva. No curso de graduação que tem duração de quatro anos, ele aprende sobre o funcionamento do corpo humano e todas as atividades que são necessárias para mantê-lo saudável. Além disso, ele é capaz de identificar as limitações de cada indivíduo e, a partir daí, indicar os melhores exercícios ou atividades. Ele pode trabalhar em: academias, centros esportivos, clinicas de exercício físico, hospitais em equipes multidisciplinares, hotéis, ser empreendedor como personal trainer ou consultor esportivo, projetos sociais em ONGs, empresas que exploram o mercado dos esportes radicais e de aventura, entre outros.
Já para os profissionais que seguem carreira na licenciatura, o papel do professor de Educação Física está associado à construção de uma cultura da atividade física, seja a partir da ginástica, dos exercícios físicos, dos jogos, das lutas ou mesmo dos esportes. Assim, o objetivo do professor de Educação Física é fazer com que seu aluno compreenda a necessidade de manter uma vida ativa durante toda sua longevidade. Sua atuação pode ser em escolas públicas ou privadas com alunos da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e EJA.
Uninter tem conceito máximo no EnadeO curso de Educação Física do Centro Universitário Internacional Uninter recebeu nota máxima (5) no último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O resultado mostra que a Uninter teve o conceito acumulado mais alto entre os 508 cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física, considerando métodos de ensino presencial e a distância.
Para a diretora da Escola Superior de Educação, Dinamara Machado, o reconhecimento do Enade posiciona a Uninter como uma referência na área educacional de promoção da saúde. “Essa conquista é fruto de um resultado em equipe. De um lado, temos o conhecimento e profissionalismo dos nossos mestres professores aliado à dedicação dos estudantes em absorver os conteúdos e transformá-los em aprendizagem”, comenta.
O conceito máximo alcançado no Enade também reflete a base curricular e a qualidade pedagógica do curso. “Os critérios da instituição são exigentes com o planejamento das disciplinas e as metodologias adotadas. Em Educação Física, especificamente, um grande diferencial em se tratando de um curso EAD é o encontro entre as aulas teóricas …