A Prefeitura Municipal de Entre-Ijuís e a ASLE – Academia Santo-angelense de Letras, em parceria com o Balneário Parque das Fontes, realizaram dias 20 e 21, o 19º Acampamento da Poesia.
O evento anual, sediado no Parque das Fontes, em Entre Ijuís, e que acolheu cerca de 30 escritores provenientes de diferentes cidades gaúchas e demais participantes, teve abertura a cargo dos coordenadores Paulo Prado e Dinalva Alves de Souza e acendimento da chama literária feito pelo Patrono do Acampamento e presidente da ASLE, Renato Schorr.
Em sua manifestação, Schorr destacou o criador do Acampamento, acadêmico Mário Simon e enalteceu o poeta do estudo desta edição, Apparício Silva Rillo, enfatizando o fato de sua obra ter caráter social.
A abertura contou com a presença do vice-prefeito Jordão Dirceu de Oliveira, de Entre Ijuís, que enfatizou a importância de apoiar evento de tal envergadura na área cultural. Prestigiaram o ato também o ex-prefeito Antônio Brasil Sartori, a Secretária de Educação e Cultura de Entre Ijuís Jucli de Deus e o diretor do Parque das Fontes, Luís Lucca.
As atividades, que iniciaram na manhã de sábado, prosseguiram até a tarde de domingo, com programação que incluiu Oficina de Literatura com a poetisa doutora em Literatura Guiomar Terra Batú dos Santos, declamação de poesias de Apparício Silva Rillo, apresentação de textos referentes ao tema e encenação do tema “Batalhas”, além de aplausos para oito escritores que lançaram obras em plena pandemia do Covid-19.
Na opinião do coordenador Paulo Prado, “tivemos um dos melhores Acampamentos da Poesia. Apesar de estarmos saindo da Pandemia, os aspectos cultural e literário foram amplamente contemplados, diria, dimensionados como nunca. Houve um engajamento geral entre todos os participantes, e tanto a oficina literária quanto o poeta/escritor de estudo foram muito bem escolhidos e representados. Cito Apparicio Silva Rillo e João Simões Lopes Neto”.
O 19º Acampamento da Poesia encerrou com as definições para o encontro do próximo ano: foram eleitos como tema, “Sementes” e como poetisa de estudos, a escritora Adélia Prado.