O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou hoje (6) que o tradicional desfile de 7 de setembro está cancelado em todo o Estado. O movimento de Leite coincide com o decreto de Estado de Calamidade a ser protocolado ainda nesta quarta-feira.
Outras cidades do RS já haviam anunciado que o evento não seria mais realizado. Em Santa Cruz do Sul, a prefeita Helena Hermany pediu à comunidade que se sensibilizasse e buscasse a ajudar as famílias vítimas das enchentes com doações.
Com a previsão de grande quantidade de chuva, vento e descargas elétricas ainda nos próximos dias, em São José do Norte, o desfile que ocorreria na rua General Osório foi transferido para o próximo dia 20. Em Pelotas, a prefeitura anunciou o cancelamento do evento, em função da previsão de fortes chuvas previstas para a região. Em Bagé, na Campanha, o evento que ocorreria na quinta-feira foi adiado para domingo. Tanto os desfiles das escolas e instituições, como do Exército começam às 8h.
Até o momento a enxurrada causou mais estragos na região do Vale do Taquari, destruindo quase completamente as cidades de Muçum e Roca Sales. No total já foram contabilizadas 31 mortes no Estado, a Defesa Civil segue com as buscas e operações de resgate. Em caso de dúvidas e emergências, é possível ligar para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros.
Em Santo Ângelo ainda não há definição pela realizaçlão ou não do desfile. Uma reunião na tarde desta quarta-feira(06), reunindo as lideranças educacionais definirá decisão final sobre o assunto.