Seja Bem vindo!
Giana - 08/06/24
WEINERT - 05/01/2024
trilegal-21/09/22
28/02/2024
NORTHON MOTTA-02/07/20
A RADIOCIDADE
Cultura

Nova Rota Turística do Caminho das Missões Promete Impulsionar a Economia do Rio Grande do Sul

Nova Rota Turística do Caminho das Missões Promete Impulsionar a Economia do Rio Grande do Sul
14/03/2024 às 12:03

Nova Rota Turística do Caminho das Missões Promete Impulsionar a Economia do Rio Grande do Sul

Em uma decisão histórica, o Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (13) o projeto de lei que institui a Rota Turística do Caminho das Missões, situada entre as regiões noroeste e fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Este projeto, de autoria do deputado federal Osmar Terra, promete ser um divisor de águas para a economia regional, oferecendo uma nova perspectiva para o turismo e o desenvolvimento local. Agora, o PL 570/2022 aguarda apenas a sanção presidencial para tornar-se lei.

A rota, que abrange 26 municípios, incluindo locais de grande valor histórico e cultural como São Miguel das Missões e Santo Ângelo, é parte de um esforço contínuo do deputado Osmar Terra, que vem se dedicando à valorização e ao desenvolvimento do turismo na região desde sua atuação como ministro da cidadania. A iniciativa visa não apenas resgatar a rica história local, marcada pela presença jesuíta e pela convivência com as populações indígenas guaranis, mas também promover o crescimento econômico através do turismo.

Este projeto representa um significativo passo em direção à valorização do patrimônio histórico-cultural do Rio Grande do Sul, tendo recebido apoio de senadores e especialistas que destacam sua importância para a preservação da memória nacional e para a geração de novas oportunidades de negócios e empregos na região. Com o apoio de programas oficiais de turismo, espera-se que a Rota Turística do Caminho das Missões fomente o desenvolvimento sustentável, atraindo visitantes de todas as partes do Brasil e do mundo.

Além de beneficiar diretamente os municípios incluídos na rota, a iniciativa tem potencial para estimular a economia do Rio Grande do Sul como um todo. Com a inclusão da região em roteiros de turismo religioso de alcance global, como os promovidos pela Opera Romana Pellegrinaggi, vinculada ao Vaticano, e a possibilidade de financiamento internacional para a promoção e estruturação do roteiro, o Caminho das Missões posiciona-se como um projeto de impacto internacional.

O reconhecimento e a valorização da história das Missões Jesuíticas e da cultura guarani, aliados ao empenho em promover uma experiência de turismo rica e diversificada, colocam o Rio Grande do Sul no mapa como um destino imperdível para quem busca conhecer mais sobre a história e a espiritualidade sul-americanas. A expectativa é que a Rota Turística do Caminho das Missões não apenas fortaleça o turismo regional, mas também contribua para um maior entendimento e apreciação do legado jesuíta-guarani na construção da identidade cultural do Brasil.

DENGUE - 03/06/24
NORTHON MOTTA-02/07/20
TRILEGAL - 17/07/24
28/02/2024
A RADIOCIDADE
WEINERT - 05/01/2024