Seja Bem vindo!
NORTHON MOTTA-02/07/20
28/02/2024
A RADIOCIDADE
WEINERT - 05/01/2024
trilegal-21/09/22
Cultura

Documentário web-série resgatará a história das Missões Jesuíticas

Documentário web-série resgatará a história das Missões Jesuíticas
18/04/2024 às 09:04

Projeto Coração Missioneiro
Documentário web-série resgatará a história das Missões Jesuíticas

Jesuítas e indígenas: uma história de catequização, musicalização e aculturação na América Latina. Projeto é financiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, Pró- Cultura.
O documentário em formato de web-série em 3 capítulos, apresentará um pouco da história que uniu padres jesuítas e indígenas guaranis, com depoimentos de historiadores e ativistas culturais da região missioneira.

Segundo pesquisadores, a primeira vez que os jesuítas de linhagem espanhola entraram no espaço que atualmente corresponde ao Rio Grande do Sul, para fundar reduções, fizeram-no pelo noroeste. Em maio de 1626, instalasse na América a Companhia de Jesus. O padre Roque Gonzalez de Santa Cruz, da província do Paraguai, fundou a redução de São Nicolau, na primeira fase. Em 1682, funda-se São Borja, a primeira dos sete povos missioneiros, segunda fase. 

Com realização da TV Sangue de Gaúcho, o Apresentador e Produtor Cultural Marco Aurélio Pedot, juntamente com equipe, estão percorrendo as cidades onde as reduções jesuíticas se estabeleceram no sul do Brasil, coletando e registrando imagens, entrevistas e cenários. ‘‘Está sendo muito gratificante e desafiador, estamos contando a história de como ocorreu a chegada dos jesuítas no sul do Brasil e na América do Sul, revisitando os locais onde aconteceram importantes fatos da história, muitos ainda preservados. Certamente estaremos apresentando um belo documentário’’, afirmou.

A produção do documentário usa tecnologia e equipamentos de última geração, captação de áudio, câmeras e drones de alta definição que promete belas imagens. A equipe saiu de Erechim e percorreu os Sete Povos que são: São Borja, São Luiz Gonzaga, São Nicolau, Sitio Arqueologico de São Miguel Arcanjo - São Miguel das Missões, Sítio Arqueologico São Lourenço Mártir - São Luiz Gonzaga, Sítio Arqueologico São João Batista - Entre-Ijuís e Santo Ângelo.

Segundo os idealizadores, o projeto busca retratar fragmentos da história, com olhares e perspectivas dos entrevistados, contribuindo com a pesquisa histórica, enfatizando a valorização da cultura e da herança deixada pelos antepassados, e ainda resgatará a importância da arte, arquitetura, música e da cultura missioneira, com participação especial de membros do Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga, historiadores e pesquisadores, e do Escritor, Músico e Advogado Dr. Noé Teixeira membro do IHG, e do Tradicional Fênix Grupo Folklorico, de São Luiz Gonzaga. 
 
O Documentário contará com a participação de profissionais e entidades da Região das Missões e do Alto Uruguai: Produtor Cultural Marco Aurélio Pedot, Escritor e Músico Dr Noé Teixeira, Professor Anderson Amaral, Chefe do Parque Histórico Nacional das Missões Filipi Pompeu, Professor Sérgio Venturini, Músico Jarbas Nadal, Jornalista Irene Gomes, Beverly Bassani - Grupo Fênix, Professora Ivone Ávila, Professora Mestre Dinara Bortoli Tomasi, Imagens Márcio de Sá, Produtora Executiva Tainete Farina, Assessora Cultural Dra Pâmela Costa, Professor Maestro Gleison Wojciekowski,  Jornalista Cristiane Rhoden, Publicitário e Jornalista Adriel Ferreira e Divulgadora de Redes Sociais Maria Juçara Ferreira.

O Documentário Coração Missioneiro será exibido em 3 episódios podendo ser assistido através do YouTube: TV Sangue de Gaúcho, através do link: 
https://youtube.com/@tvsanguedegaucho5545?si=DyM1WSFMboXjx8y4, Facebook e Instagram.

Projeto Coração Missioneiro.
Realização: TV Sangue de Gaúcho.
Financiamento: Pró-Cultura RS - Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria da Cultura.
Patrocínio: 
Lojas Becker
Cassul Distribuidora.
Truylia Tintas.
Brastelha Industrial.
Bigolar Máquinas.

WEINERT - 05/01/2024
A RADIOCIDADE
28/02/2024
NORTHON MOTTA-02/07/20
TRILEGAL - 20/05/24