Seja Bem vindo!
WEINERT - 05/01/2024
28/02/2024
Giana - 08/06/24
NORTHON MOTTA-02/07/20
A RADIOCIDADE
trilegal-21/09/22
Educação

Aulas no interior do município serão retomadas nesta terça-feira

Aulas no interior do município serão retomadas nesta terça-feira
07/05/2024 às 10:05

Debate traçou continuidade do plano de trabalho emergencial para recuperação de estradas, reconstrução de pontes, pontilhões e bueiros no meio rural

O Governo Municipal e entidades que integram o Fundestradas estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira, 6, e definiram pela retomada das aulas nas escolas do meio rural já a partir desta terça-feira, 7, e debateram uma força-tarefa para continuar o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) na recuperação de trechos críticos de estradas, pontes, pontilhões e desobstrução e reconstrução de bueiros no interior. 

Na reunião foi informado pelo prefeito Jacques Barbosa que Santo Ângelo está em Situação de Calamidade Pública em decretos emitidos pela União (Portaria Nº 1.379/2024) e pelo Estado do Rio Grande do Sul (Decreto Nº 57.603/2024) em razão dos estragos provocados pelos eventos climáticos de grande intensidade. Segundo o prefeito, a documentação está sendo elaborada para encaminhamento às demais esferas de governo. 

AULAS

Com o retorno das aulas para os educandários do Estado, a partir da terça-feira, o município também optou pela retomada, considerando que o transporte escolar é realizado de forma conjunta. 

Segundo levantamento apresentado pela secretária municipal de Educação, Eliane Carpes, das quatro escolas do meio rural, a maior dificuldade de acesso é na Sargento Pedro Krinski, na Barra do São João. A secretária informou que alunos que tiverem dificuldades de acesso às escolas do interior, terão um calendário diferenciado de recuperação das aulas e pediu a compreensão dos pais enquanto as equipes da SDR trabalham na melhoria das estradas. 

ESTRADAS

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Diomar Formenton, apresentou um relatório dos trechos considerados críticos e informou que ações emergenciais vem sendo realizadas desde quinta-feira, 2, sem trégua durante o final de semana. “Identificamos os pontos mais críticos e estamos com quatro equipes, três da secretaria e uma contratada, trabalhando na recuperação destes locais, além da reconstrução de bueiros, pontilhões e de pontes danificadas pelo evento climático”, assinalou.

De acordo com Formenton, dos dez pontos críticos identificados, cinco já estão recuperados e o trabalho segue intenso pelas equipes da SDR.

TIMBAÚVA

O secretário de Desenvolvimento Rural informou que nos próximos dias a SDR estará reunida com moradores da localidade de Timbaúva, para planejar o trabalho de reconstrução das estradas e de colocação de tubos. Formenton disse que o trecho é prioridade para a secretaria, porém é necessária uma intervenção maior, demandando dias para a sua conclusão, “o que só será possível a partir do momento em que o tempo permitir”, frisou. 

PRESENÇAS

Também participaram da reunião o secretário municipal de Meio Ambiente e  Desenvolvimento Urbano, Antônio Cardoso; o procurador Geral do Município, Leandro De Conti; o presidente do Sindicato Rural e gestor do Fundestradas, Laurindo Nikititz; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Daniel Casarin; Márcia Dezen, chefe do escritório local da Emater; o coordenador da Defesa Civil local, Paulo da Rosa; o chefe de Gabinete do Executivo, Airton Peruzzi; Rogério Callegaro, assessor jurídico do Gabinete; Eliseu Morin, assessor especial de Orçamento e Finanças do governo; Álvaro Uggeri da Emater, e os servidores da SDR, Adilson Almeida e João Luís França. 


Texto: Tarso Weber | Fotos: Fernando Gomes

NORTHON MOTTA-02/07/20
WEINERT - 05/01/2024
A RADIOCIDADE
28/02/2024
TRILEGAL - 17/06/24
DENGUE - 03/06/24