Seja Bem vindo!
trilegal-21/09/22
Giana - 08/06/24
WEINERT - 05/01/2024
A RADIOCIDADE
NORTHON MOTTA-02/07/20
GAÚCHO - 27/06/24 TESTE
28/02/2024
Política

Governo reúne setores essenciais e foca em projetos resolutivos

Governo reúne setores essenciais e foca em projetos resolutivos
10/05/2024 às 11:05
Determinado a buscar soluções para os problemas causados pelas intensas precipitações registradas e que, segundo especialistas, devem se agravar com o tempo, causando danos e prejuízos aos cidadãos e aos próprios do município, o prefeito Jacques Barbosa reuniu na tarde desta quinta-feira, 9, no auditório da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, os secretários de setores essenciais da gestão para o encaminhamento de projetos resolutivos.

Também esteve em pauta na reunião, as atuais ações assistenciais e humanitárias e de prevenção para o enfrentamento dos eventos climáticos de grande intensidade das áreas da Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente e em defesa da vida e do patrimônio do cidadão.

URGÊNCIA

Jacques quer urgência na finalização de projetos estruturantes, já iniciados pelo quadro de engenheiros da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, usando como referência o relatório de áreas de riscos da Defesa Civil de Santo Ângelo, que cita pontos como os recorrentes alagamentos na estrada de acesso à Barra do São João – próximo ao Balneário Corrente de Ouro -, na Buriti e na Rua Silvia Konoratt, no Bairro Aliança, e em outros locais do meio rural, apresentados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, além de evitar problemas em prédios públicos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ao menos quatro unidades de saúde sofreram algum tipo de dano nas últimas precipitações registradas.

O prefeito defendeu a elaboração de projetos de engenharia para a substituição de pontes e pontilhões de madeira por concreto armado ou ferro e de pavimentação asfáltica para o meio rural. “Está constatado que pontes e pontilhões no meio rural não podem ser construídas mais em madeira, porém, neste momento de emergência, teremos que reconstruir nesses moldes. Queremos um planejamento, a partir dos projetos engenharia prontos, vamos buscar recursos no Estado e na União”, afirmou Jacques.

O chefe do Executivo pediu ainda que os setores essenciais mantenham-se atentos aos editais que serão abertos pelos governos estadual e federal para que o município possa cadastrar os projetos para a captação de recursos.

PRESENÇAS

Participaram da reunião os secretários municipais Antônio Cardoso (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Lói Roque Biacchi (Saúde), Eliane Carpes (Educação), Valdeci Braga (Desenvolvimento Social e Cidadania), Diomar Formenton (Desenvolvimento Rural), Jânio Bones (Governo e Relações Institucionais) e Hasadias Amaral da Silva (Planejamento Urbano e Habitação – SEPLAN); o diretor da Defesa Civil, Paulo da Rosa; o diretor de Vigilância em Saúde, Ubiratan Alencastro; engenheiros da SEPLAN e servidores das secretarias.

 

Texto: Tarso Weber | Fotos: Fernando Gomes

TRILEGAL - 08/07/24
28/02/2024
NORTHON MOTTA-02/07/20
WEINERT - 05/01/2024
A RADIOCIDADE
DENGUE - 03/06/24