Também esteve em pauta na reunião, as atuais ações assistenciais e humanitárias e de prevenção para o enfrentamento dos eventos climáticos de grande intensidade das áreas da Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente e em defesa da vida e do patrimônio do cidadão.
URGÊNCIA
Jacques quer urgência na finalização de projetos estruturantes, já iniciados pelo quadro de engenheiros da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, usando como referência o relatório de áreas de riscos da Defesa Civil de Santo Ângelo, que cita pontos como os recorrentes alagamentos na estrada de acesso à Barra do São João – próximo ao Balneário Corrente de Ouro -, na Buriti e na Rua Silvia Konoratt, no Bairro Aliança, e em outros locais do meio rural, apresentados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, além de evitar problemas em prédios públicos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ao menos quatro unidades de saúde sofreram algum tipo de dano nas últimas precipitações registradas.
O prefeito defendeu a elaboração de projetos de engenharia para a substituição de pontes e pontilhões de madeira por concreto armado ou ferro e de pavimentação asfáltica para o meio rural. “Está constatado que pontes e pontilhões no meio rural não podem ser construídas mais em madeira, porém, neste momento de emergência, teremos que reconstruir nesses moldes. Queremos um planejamento, a partir dos projetos engenharia prontos, vamos buscar recursos no Estado e na União”, afirmou Jacques.
O chefe do Executivo pediu ainda que os setores essenciais mantenham-se atentos aos editais que serão abertos pelos governos estadual e federal para que o município possa cadastrar os projetos para a captação de recursos.
PRESENÇAS
Participaram da reunião os secretários municipais Antônio Cardoso (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Lói Roque Biacchi (Saúde), Eliane Carpes (Educação), Valdeci Braga (Desenvolvimento Social e Cidadania), Diomar Formenton (Desenvolvimento Rural), Jânio Bones (Governo e Relações Institucionais) e Hasadias Amaral da Silva (Planejamento Urbano e Habitação – SEPLAN); o diretor da Defesa Civil, Paulo da Rosa; o diretor de Vigilância em Saúde, Ubiratan Alencastro; engenheiros da SEPLAN e servidores das secretarias.
Texto: Tarso Weber | Fotos: Fernando Gomes