Seja Bem vindo!
trilegal-21/09/22
Giana - 08/06/24
NORTHON MOTTA-02/07/20
28/02/2024
WEINERT - 05/01/2024
A RADIOCIDADE
Educação

XXVI SIPAT DA URI SANTO ÂNGELO: um encontro entre tecnologia, saúde mental e cultura

XXVI SIPAT DA URI SANTO ÂNGELO: um encontro entre tecnologia, saúde mental e cultura
15/05/2024 às 18:05

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da URI de Santo Ângelo, em sua vigésima sexta edição, trouxe à tona discussões fundamentais sobre o impacto das redes sociais na vida pessoal e profissional. 
No terceiro dia do evento, o destaque foi para a palestra “Redes sociais: conexão pessoal e profissional”, ministrada pelo renomado Dr. Carlos Alberto Júnior.

Thales Matzenbacher, membro ativo da comissão interna de prevenção de acidentes (Cipa), coordenou o encontro que se desdobrou em uma tarde de reflexões profundas sobre a nossa relação com a tecnologia. 

O Dr. Carlos Alberto Júnior, com base em estudos recentes, revelou que os brasileiros dedicam, em média, 56% do seu dia à interação com smartphones e computadores, sendo o WhatsApp e o Instagram os aplicativos mais utilizados, com 37% e 27% da preferência, respectivamente.

A questão provocativa levantada pelo palestrante, “Somos dependentes tecnológicos?”, abriu caminho para uma análise crítica sobre o uso das redes sociais. Especialistas em saúde mental, como psiquiatras e psicólogos, alertam para o potencial viciante dessas plataformas e suas consequências, que vão desde a ansiedade e depressão até o isolamento social e a perda do controle emocional.

Além de diagnosticar o problema, Dr. Carlos Alberto Júnior propôs soluções para um uso mais saudável das redes sociais, enfatizando a importância de definir objetivos claros, escolher a plataforma adequada, comunicar-se de forma positiva, respeitar a privacidade alheia e monitorar a própria atividade online. Sua mensagem final ressoou forte entre os presentes: “A tecnologia entra na vida de uma pessoa quando as relações humanas não ocupam o seu devido lugar”.

O evento também foi palco para a expressão cultural, com a Cia. Circence Burzum proporcionando um momento de descontração e integração entre os colaboradores da URI, reforçando a importância do equilíbrio entre trabalho, tecnologia e vida social.

A programação da Sipat continua, com destaque para as atividades do dia 16 de maio, que incluem um momento cultural com a professora Luana Maíra Moura de Almeida e uma palestra sobre assédio no ambiente de trabalho pela psicóloga Andriele Flores Nimitt, prometendo mais um dia de aprendizado e reflexão para a comunidade acadêmica e profissional de Santo Ângelo.

WEINERT - 05/01/2024
28/02/2024
DENGUE - 03/06/24
A RADIOCIDADE
NORTHON MOTTA-02/07/20
TRILEGAL - 17/06/24