A Vigilância Ambiental segue realizando ações de combate à dengue. Neste sábado, voltarão a ser realizadas as pulverizações utilizando o drone.
Pela manhã, a atividade tem início previsto para às 8 horas e será realizada no bairro Pippi, imediações do Supermercado Mattana e à tarde, nos bairros Emília e Menges e nas imediações do Colégio Estadual Presidente Getúlio Vargas. No domingo será realizada a ação no bairro Neri Cavalheiro.
Rodrigo Stamkowski, coordenador da Vigilância Ambiental, afirma que a população pode ficar tranquila, pois é utilizado um produto biológico que não causa nenhum problema a mamíferos e aves.
Salienta ainda que os locais foram escolhidos devido ao aumento de casos notificados nestas áreas associado a rapidez que se consegue fazer a aplicação com o drone.
O drone utilizado é agrícola e Rodrigo observa que o tempo de aplicação depende de fatores ligados a temperatura e umidade do ar, podendo se estender ou não. “A escolha dessa ferramenta é pela rapidez de aplicação, pois percebemos um aumento significativo de casos confirmados nessas áreas e com drone serão trabalhados 50 hectares em dois dias”.
CASOS
O diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal, Ubiratan Alencastro, destaca que a queda de temperatura nos últimos dias ainda não refletiu no número de casos. “As temperaturas mais baixas podem refletir na queda dos casos na próxima semana”.
Ubiratan cita que a enchente em Porto Alegre atingiu a sede da Procergs e com isso os sistemas do Governo do Estado estão desativados. A última atualização da Secretaria Municipal aponta para 1.815 casos no município. “Isto representa mais de três vezes o pior cenário que já tivemos no município no histórico de dengue. Informações que obtivemos é que os casos seguem em alta no Estado. Santa Rosa já ultrapassou os 13 mil casos confirmados”.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes