Seja Bem vindo!
NORTHON MOTTA-02/07/20
Giana - 08/06/24
trilegal-21/09/22
28/02/2024
A RADIOCIDADE
WEINERT - 05/01/2024
Saúde

HCI completa 89 anos de história mirando o futuro

HCI completa 89 anos de história mirando o futuro
19/06/2024 às 11:06

Instituição que teve apoio da comunidade para ser erguida em Ijuí planeja construção de hospital oncológico para crianças

Uma instituição construída com apoio da população ijuiense para prestar serviços para a própria comunidade: assim se pode definir o Hospital de Clínicas Ijuí (HCI) que, nesta quarta-feira (19), completa 89 anos. O objetivo de servir os moradores de Ijuí, no entanto, foi ampliando horizontes com o passar do tempo. Hoje, o HCI é referência para mais de 280 municípios, somando mais de 3,6 milhões de gaúchos.

A relação com a comunidade começou há anos, na época em que estava em plena expansão, relembra Dorvalina Locatelli Martins, ex-colaboradora que atuou por 31 anos na casa de saúde. "O doutor Darcísio Perondi dizia: 'pessoal, vamos vestir a camiseta, precisamos levantar esse hospital'. Então, nos colocava em um carro e íamos para as comunidades pedir areia, tijolos, cimento. E ganhávamos muito", conta. "A comunidade sempre esteve muito presente na instituição", atesta Dorvalina.

Dona do crachá número 46, a enfermeira atuou entre 1976 e 2007 no HCI. Se formou dentro da instituição e viu as filhas se graduarem e trabalharem lá também. "Hoje, o HCI é o berço da formação desse grande número de pessoas que estudam tanto medicina quanto enfermagem", finaliza.

Quem também tem boas recordações dos primórdios do HCI é o médico Armindo Pydd. Primeiro ortopedista da casa de saúde, ele ingressou no serviço em 1969, quando existiam apenas 17 médicos no corpo clínico – hoje são 237. Para além da atividade profissional, o especialista conhece de perto o serviço prestado pelo hospital. Já realizou cirurgias e ficou internado na pandemia de covid-19. “Graças a eficiência do HCI, eu saí depois de 21 dias hospitalizado”, recorda.

Uma família

Com um passado memorável, o HCI também é sinônimo de futuro. A instituição abriga tecnologias de ponta – como a radiocirurgia – e é o único hospital do interior gaúcho a contar com um Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon). Atualmente, o setor realiza mais de 90% dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

“Hoje, graças ao trabalho de tanta gente, o HCI é referência em muitas especialidades. Somos uma das grandes residências médicas do Estado, damos assistência a muitos médicos e, agora, estamos com novos projetos, como o do Hospital do Câncer Infantil”, comemora Pydd.
Recém batizado de Hospital do Câncer Infantil Maurício de Sousa, o novo projeto da instituição está na fase de captação de recursos. Na última semana, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, recebeu, em mãos, o documento com informações sobre a construção.

“Quando abrirmos as portas desse hospital, será histórico para nós e para a região, pois estaremos qualificando nosso serviço de oncologia e ampliando o acesso de crianças ao tratamento de doenças. A concretização de sonhos como esse só é possível porque contamos com pessoas e equipes que trabalham, que se importam com a comunidade e vão atrás”, sublinha o presidente do HCI, Douglas Prestes Uggeri.

28/02/2024
DENGUE - 03/06/24
WEINERT - 05/01/2024
NORTHON MOTTA-02/07/20
A RADIOCIDADE
TRILEGAL - 17/07/24