Seja Bem vindo!
28/02/2024
A RADIOCIDADE
WEINERT - 05/01/2024
NORTHON MOTTA-02/07/20
trilegal-21/09/22
Giana - 08/06/24
Geral

Ministro da Previdência assina protocolo de intenções em Santo Ângelo

Ministro da Previdência assina protocolo de intenções em Santo Ângelo
21/06/2024 às 12:06

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e o presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Alessandro Stefanutto, estiveram em Santo Ângelo no início da noite de quinta-feira, 20, quando foram recebidos por lideranças locais e regionais.

Lupi esteve no Gabinete do prefeito Jacques Barbosa, sendo recepcionado pelo vice-prefeito Volnei Teixeira, pelo deputado estadual Eduardo Loureiro, deputado federal Afonso Motta, secretários municipais e vereadores, onde recebeu pleitos de interesse do município e foi agraciado com a Cruz Missioneira e o Decreto de Hóspede Oficial.

Por ocasião da visita, o prefeito Jacques apresentou ao ministro, manifestação de interesse do município para um acordo de cooperação técnica de estruturação de pontos do INSS nos centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Santo Ângelo, garantindo à população acesso a direitos previdenciários, como requerimentos de aposentadoria, de pensão e de Benefício da Prestação Continuada (BPC/Loas). Todas as solicitações serão encaminhadas para a autarquia federal, que fará a análise técnica e responderá diretamente ao solicitante.

Pela proposta, o município cederia os servidores e o INSS os capacitaria, para atendimento aos usuários dos dois centros de Santo Ângelo, nos CRAS dos bairros Sepé e Pippi, por meio do Programa INSS Digital.

Conforme Jacques, a parceria auxiliará o INSS no atendimento humanizado à população e ampliará o leque de serviços prestados ao cidadão nos centros de referência em assistência social, instalados em áreas estratégicas e com grande densidade populacional.

O ministro da Previdência foi receptivo ao pleito: “A proposta aproxima o INSS do cidadão. Esta integração entre os governos federal e municipal representa um diferencial na efetivação das melhorias dos serviços e, consequentemente, na ampliação do volume de atendimento presencial, que está na faixa de 2.200 por mês”, declarou.

Lupi também falou sobre a situação do Rio Grande do Sul, que ainda sofre com os efeitos das chuvas do início de maio e que flagelou grande parte do Estado e destacou a parceria firmada. “O Rio Grande do Sul sofreu um grande impacto em decorrência dos desastres naturais, mas o povo é resiliente. É da natureza do gaúcho. Por isso, estamos aqui firmando essa parceria para contribuir com a reconstrução do estado. Além da antecipação dos benefícios, o povo poderá contar com novos pontos de atendimento, como em Santo Ângelo”, concluiu.

CEDÊNCIA

Na recepção, o prefeito Jacques também pleiteou a cedência para o município do andar superior do prédio do INSS de Santo Ângelo para uso da administração. A solicitação será encaminhada para estudos dos técnicos do INSS.

PRESENÇAS

Também participaram da recepção do ministro da Previdência Social, o presidente da Câmara de Vereadores, Felippe Terra Grass; o secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Jânio Bones; os vereadores Rodrigo Flores, Simone Lunkes e Gilberto Corazza; o delegado regional do Trabalho, João Terra; o superintendente regional do INSS, Alberto Alegre; o gerente-executivo regional, Felipe Bordin da Silveira; e Ubiratan Boays, gerente da agência local do INSS.

Texto: Tarso Weber | Fotos: Fernando Gomes

 

WEINERT - 05/01/2024
28/02/2024
NORTHON MOTTA-02/07/20
DENGUE - 03/06/24
TRILEGAL - 17/07/24
A RADIOCIDADE