Em uma extensa agenda na capital federal nesta semana, o secretário estadual de Cultura, deputado Eduardo Loureiro, fortaleceu parcerias e tratou de temas importantes para o Rio Grande Sul, em reuniões nos ministérios da Cultura e da Educação, no Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), nos institutos do Patrimônio Histórico e dos Museus e na Unesco.
A obra da ponte internacional entre Porto Xavier e San Javier, na Argentina, deve ter seu contrato assinado nas próximas semanas. O assunto foi tratado por Loureiro no DNIT. Já com a ministra da Cultura Margareth Menezes, o secretário avançou nas questões que envolvem a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). “Já fizemos a adesão ao programa. Teremos 55 milhões de reais em editais que serão lançados no segundo semestre deste ano”, destacou. O aumento do teto de recursos para o setor de audiovisual gaúcho, em 48 milhões de reais, foi encaminhado no encontro, assim como questões relacionadas aos 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis.
No Ministério da Educação, a pauta se concentrou na ampliação dos cursos de Medicina no RS, como no processo que a URI de Santo Ângelo está pleiteando. A reabertura do Museu das Missões, em São Miguel das Missões, e o impulso aos projetos e ações na área da economia criativa também estiveram nas discussões no roteiro de reuniões em Brasília, onde Loureiro visitou a Expotchê, a maior feira gaúcha fora do RS. “Um grande evento que celebra nossa identidade e que contou com o apoio da Secretaria de Cultura”, sublinhou o secretário.