Seja Bem vindo!
Saúde

Médicos da Atenção Básica em Saúde cobrem 100% do município

26 de fevereiro de 2019
Curta e Compatilhe

Secretaria da Saúde fecha o quadro de profissionais do Programa Mais Médicos e garante atendimento em todas as unidades

Santo Ângelo é um dos poucos municípios gaúchos com até cem mil habitantes que tem o quadro de médicos completo e a garantia de cobertura de atendimento multiprofissional em 100% das unidades de saúde da área urbana. A informação foi prestada pelo secretário municipal de Saúde, Luís Carlos Cavalheiro, em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 25, no auditório da pasta, com a presença do prefeito Jacques Barbosa, do deputado estadual Eduardo Loureiro, de vereadores, secretários municipais, conselheiros de saúde, imprensa e dos profissionais que atuam na rede pública de saúde.

Cavalheiro afirmou que Santo Ângelo fechou a meta pelo Programa Mais Médicos do Governo Federal, com a confirmação de 16 médicos que já estão atuando na rede de atenção básica. Estes profissionais vieram para preencher a lacuna deixada com o rompimento do convênio que Cuba mantinha com o Brasil, em novembro do ano passado, quando os médicos voltaram ao seu país por determinação do governo cubano. O secretário destacou que o município tem quatro médicos do quadro de servidores, totalizando 20 profissionais com dedicação integral à rede pública, atendendo nas 14 unidades básicas de saúde nas três Estratégias de Saúde da Família, atendendo em média 450 pessoas/dia.

ASSISTA VÍDEO-CLIQUE AQUI

O encontro também teve como finalidade o acolhimento e a apresentação dos novos médicos, oriundos de diferentes regiões do país, às lideranças locais, e o repasse de informações e dados sobre a estrutura da Secretaria Municipal da Saúde na área da atenção básica.
O secretário Luis Carlos Cavalheiro informou que a data da reinauguração das unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro Nova e do Bairro Subuski, está sendo tratada com o prefeito Jacques Barbosa para o mês de março.

AVANÇOS

Ao recepcionar os novos médicos, o prefeito Jacques Barbosa elencou investimentos e ações do Governo Municipal na área da saúde que configuram avanços no sistema público de saúde, como a abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Bairro Pippi, instalação de um novo ESF no Bairro São Carlos, reforma e ampliação das unidades de saúde da família dos bairros Rogowski – já entregue à população -, Nova e Subuski, além de outras realizações para qualificar ainda mais o atendimento à população. “A saúde é uma área delicada da gestão. Por mais que o gestor concentre esforços e recursos, pode não atender todas as demandas da população. Estamos trabalhando com seriedade e dedicação para alcançar a excelência no sistema de saúde de Santo Ângelo”, declarou.

O prefeito informou que esteve em Brasília na última semana, reunido com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, buscando o respaldo financeiro do Governo Federal para a ampliação dos serviços prestados na UPA e o atendimento 24 horas à população. Jacques declarou ainda, que tratou com o senador Lasier Martins a articulação de recursos para a reforma e modernização do Posto de Saúde Dr. Ernesto Nascimento Sobrinho, da Rua 22 de Março.

PRESENÇAS

O evento promovido pela Secretaria Municipal da Saúde, contou com a presença dos secretários municipais da Administração, Hélio Costa, Lauri Juliani, da Assistência Social, Trabalho e Cidadania; do presidente da Câmara de Vereadores, Dionísio Faganello, dos vereadores Valdonei da Luz, Vando Nolasco, Everaldo de Oliveira, Valter Mildner e Pedro Waskiewicz; da coordenadora adjunta da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, Margarete Forlin; e da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Clarice Nunes Haack.

Fotos: Fernando Gomes

  •  
    4
    Shares
  • 4
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta