Seja Bem vindo!

Ministro Carlos Marun recebe reivindicações de Santo Ângelo

22 de setembro de 2018
Curta e Compatilhe

Ministro Carlos Marun recebe reivindicações de Santo Ângelo

UPA 24 horas, ampliação do aeroporto, emendas parlamentares e a modernização do Teatro Antonio Sepp foram pautadas pelo município

O prefeito Jacques Barbosa e lideranças políticas e empresariais de Santo Ângelo receberam na manhã desta sexta-feira, 21, o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, ocasião em que entregaram ao porta-voz do Governo Michel Temer uma extensa pauta de reivindicações, entre elas, a agilidade na aprovação do projeto para ampliação do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju que tramita no Ministério do Planejamento, a habilitação pelo Ministério da Saúde para que a Unidade de Pronto Atendimento do Bairro Pippi efetive seu funcionamento 24 Horas, a liberação de recursos de emendas parlamentares represadas e dinheiro federal para a modernização do Teatro Municipal Antonio Sepp.

O ministro participou na noite de quinta-feira, 20, no Tenondé Park Hotel, em São Miguel das Missões, de um encontro com os prefeitos da Associação dos Municípios Missioneiros (AMM) e com o Departamento de Turismo (DETUR) tratando da Ponte Internacional de Porto Xavier, e na sexta-feira, 21, permaneceu na região ouvindo reivindicações de lideranças.

No Gabinete do Executivo, Marun falou sobre a conjuntura política e econômica nacional e também ouviu do prefeito Jacques sobre a situação da prefeitura. “O município precisa de investimentos e só pode contar com a União, pois o Governo do Estado tem dificuldades em honrar seus compromissos em áreas prioritárias, como a saúde”, afirmou, apresentando a Marun, os projetos de Santo Ângelo que aguardam deliberação do Governo Federal.

AEROPORTO

Reforçando as articulações do Governo Municipal para a ampliação e modernização do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju, o presidente da ACISA, Douglas Ciechowicz, em nome da direção do Sindilojas Missões e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), entregou documento ao ministro de Governo solicitando prioridade e agilidade para os investimentos no aeródromo de Santo Ângelo, orçados em R$ 44 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

De acordo com o documento entregue ao ministro, a Secretaria de Aviação Civil aguarda deliberação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão para aprovação do empreendimento e prosseguimento ao processo. O projeto de ampliação prevê a construção de novo pátio para aeronaves, nova taxiway, novo terminal de passageiros e outras obras necessárias para pousos e decolagens de aeronaves de grande porte.

UPA 24 HORAS

O prefeito também tratou da habilitação pelo Ministério da Saúde para que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Pippi, que será inaugurada na próxima terça-feira, 25, passe a atender a população nas 24 horas do dia. Jacques explicou que o município está colocando a UPA em funcionamento com recursos próprios e que espera a habilitação para o repasse de recursos da União e a consequente ampliação do horário de atendimento. “Com a flexibilização do regramento para abertura das UPAs, estamos inaugurando no horário das 7 às 22 horas, de segunda a segunda. Porém, precisamos agilidade do Governo para habilitar o funcionamento 24 horas e reduzir o fluxo de atendimento de casos de urgência no Hospital Santo Ângelo”, explicou.

TEATRO

O projeto de modernização do Teatro Municipal Antonio Sepp, orçado em R$ 2,5 milhões, também foi apresentado ao ministro Marun. Jacques solicitou o aporte financeiro da União para investir no projeto inovador que prevê a total remodelação dos espaços interno e externo, com placas solares e reaproveitamento da água da chuva.

O prefeito explicou que o projeto já está aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado (LIC/RS) e que trabalha com a hipótese de aporte de algumas empresas locais, com o apoio da ACISA, CDL, Sindilojas e das demais entidades representativas do município. “Vamos avaliar a disponibilidade de recursos”, prometeu o ministro.

PRESENÇAS

Também participaram da reunião, o vice-prefeito Bruno Hesse, o presidente da Câmara de Vereadores Everaldo de Oliveira, os secretários municipais Vando Ribeiro de Souza e João Baptista Santos da Silva, assessoria da Secretaria de Turismo, Esporte, Lazer e Juventude, o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Romaldo Melher, e o vereador de Entre-Ijuís, Gilmar Demezuk.

Logo após o encontro no Gabinete do Executivo, o ministro Carlos Marun, acompanhado de lideranças locais, esteve em visita ao Hospital Santo Ângelo.

Fotos: Fernando Gomes

 

 

 

 

Deixe uma resposta