Seja Bem vindo!
Santo Ângelo

PAA Municipal é incentivo para agricultores familiares

2 de junho de 2020
Curta e Compatilhe
Alimentos adquiridos de 88 produtores são repassados a 14 entidades que atendem pessoas em vulnerabilidade social
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura de Santo Ângelo (SEMAGRI) é uma ação de incentivo aos pequenos produtores rurais, além de estimular a diversificar o cultivo de alimentos para abastecer entidades assistenciais e escolas. Mais de duas toneladas de alimentos da agricultura familiar foram entregues na manhã desta terça-feira, 2.
O prefeito Jacques Barbosa acompanhou a entrega dos alimentos no Parque de Exposições e frisa que além de incentivar o consumo e a valorização dos alimentos produzidos pela agricultura familiar, o Programa promove a inclusão econômica e social desses pequenos produtores. “Trata-se de um incremento muito grande porque temos a consciência que ao gerar renda para os nossos agricultores familiares também estamos aquecendo a economia local, porque esses recursos são reinvestidos no nosso comércio. Um incremento na renda que permite a continuidade das atividades nas pequenas propriedades”, avalia.
Ainda de acordo com o secretário municipal de Agricultura, Gilmar Borges, o PAA Municipal representa um incremento importante para cada pequeno produtor rural. “É um compromisso do Governo Municipal com os nossos agricultores familiares. Esse dinheiro é de grande valia para nossos produtores”, observa.
O coordenador do setor de Associações e Agroindústrias da SEMAGRI, Diomar Formenton, afirma que o PAA promove o acesso à alimentação, em quantidade, qualidade e regularidade necessárias, às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.
REPASSES
A coordenadora do Programa, Andressa Telocken, relata que na modalidade entregue nesta terça são 14 as entidades beneficiadas com alimentos adquiridos de 88 produtores cadastrados. Para atender as recomendações dos órgãos de saúde quanto a prevenção à Covid-19, os repasses passaram a ser feitos duas vezes por semana. Os produtores entregam os alimentos, que são selecionados e entregues nas entidades.
São frutas, verduras, legumes e farináceos. São mais de 45 toneladas entregues por ano, com investimento de R$ 340 mil, o que gera uma renda significativa para os pequenos agricultores.
Cerca de 40% dos cadastrados são mulheres e está sendo registrada uma expressiva participação de jovens rurais. Um exemplo é a jovem agricultora Eduarda Schünke, que realizou neste terça a entrega de frutas e abóboras. Ela está auxiliando os pais no comando da propriedade de três hectares localizada no Distrito de Buriti. “É um programa que traz benefícios importantes. Uma renda que se agrega à produção de leite que temos na propriedade”, diz. Ela frisa que além do PAA Municipal, a família comercializa produtos para o programa mantido pelo Exército Brasileiro e também para a merenda escolar.
Entidades beneficiadas pelo PAA Municipal
APAE
Banco de Alimentos
CAPS AD
CAPS II
CEDEDICA
Cozinha Comunitária
Ecos do Verde
Lar da Menina
Lar Isabel Oliveira Rodrigues
Lar Suzana Wesley
Centro de Acolhimento Martinho Lutero
Retiro de Idoso Universina Carrera Machado
SOS Vida
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes

Deixe uma resposta