Seja Bem vindo!
Saúde

Palestra reforça segurança em relação ao novo Coronavírus

29 de maio de 2020
Curta e Compatilhe

Abordagem abordou a proteção dos trabalhadores da saúde, de seus familiares e dos usuários que buscam o atendimento no sistema público

Em palestra direcionada à equipe técnica e enfermeiros da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santo Ângelo, na noite da quarta-feira (27), em mais uma ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de combate ao novo Coronavírus, o médico infectologista Rodrigo Kilian  esclareceu aspectos referentes à Covid-19, informando sobre as formas de prevenção e todos os cuidados com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

O secretário municipal de Saúde, Luis Carlos Cavalheiro avaliou de forma positiva a capacitação. Segundo ele, ações de qualificação dos servidores são uma constante do Governo Municipal, oferecendo segurança aos trabalhadores da saúde, aos seus familiares e aos usuários que buscam o atendimento no sistema público, especialmente em um momento crítico de pandemia, como a do novo Coronavírus.

A abordagem do infectologista contemplou fatores como a prevenção, formas de transmissão e cuidados com a higienização dos EPIs, além dos cuidados pessoais no momento em que o profissional de saúde chega a sua respectiva residência.

Também embasado com a experiência na área de infectologia, Rodrigo Kilian explanou sobre os cuidados ao retirar o material de proteção e no atendimento a cada paciente. “A escalada do novo Coronavírus exige que os profissionais da saúde redobrem os cuidados diante dos riscos de contaminação entre pacientes e a própria equipe médica. Apesar do cansaço diário e da rotina, não podemos nos descuidar em nenhum momento. É de fundamental a importância cuidar de cada detalhe na higienização e na proteção”, explica.

Segundo a coordenadora de Enfermagem da UPA, enfermeira Eduarda Perim, a palestra foi importante, pois todos os profissionais da enfermagem aprimoraram seus conhecimentos sobre os cuidados em relação ao Coronavírus e sanar todas as dúvidas. “Foi importante o esclarecimento no intuito de reforçar os cuidados com a higienização durante o trabalho, principalmente em relação aos EPIs”, disse.


Texto/foto: Rodrigo Bergsleithner

Deixe uma resposta