Seja Bem vindo!

Pianista premiado internacionalmente fará show no Teatro Antônio Sepp em Santo Ângelo

18 de setembro de 2018
Curta e Compatilhe

Pianista premiado internacionalmente fará show no Teatro Antônio Sepp em Santo Ângelo

Os jovens Ervino Rieger – pianista – e Christine Haruka Tao – violinista – recitarão obras de Heitor Villa-Lobos, Antonín Dvorák, Frederic Chopin e Max Bruch

O jovem pianista Ervino Rieger, fará um concerto especial, neste sábado, 22, às 19h45min, no prelúdio da primavera ao lado da violinista Christine Haruka Tao, no Teatro Municipal Antônio Sepp. No concerto, Ervino e Christine executarão obras de Heitor Villa-Lobos, Antonín Dvorák, Frederic Chopin e Max Bruch.

O evento tem o apoio do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura de Santo Ângelo. Os ingressos podem ser adquiridos na Artelândia Presentes, na Óptica Mirim e na hora, ao preço de R$ 20.

Rieger, com apenas 19 anos, já traz na bagagem recitais no Brasil e no exterior, e conquistou em agosto deste ano, o primeiro prêmio da categoria “C” – sem limite de idade – no Concurso Internacional de Piano do Festival do Golfo, na cidade de San Marco di Castellabate, na Itália.

Na manhã desta terça-feira, 18, o prefeito Jacques Barbosa e o vice Bruno Hesse, juntamente com os secretários municipais Hélio Costa e Jorge Tonetto, receberam no Gabinete do Executivo, os pais do pianista, Denílson José Duarte e Vanderléia Rieger Duarte, acompanhados da secretária municipal de Cultura, Neusa Cavalheiro e do coordenador da pasta, Luciano Freitas, oportunidade em que fizeram a entrega de convites para a presença dos mandatários no concerto.

“Aproveitamos a oportunidade para agradecer à Secretaria Municipal de Cultura, pela acolhida, apoio e principalmente por acreditar no Ervino, antes mesmo da premiação internacional”, afirmou Denílson.

OS ARTISTAS

 Ervino Rieger é pianista, natural de Cruz Alta/RS. Teve suas primeiras lições com uma de suas irmãs e, no início de 2007, iniciou seus estudos formais no Colégio Santíssima Trindade, progredindo-os no Conservatório Santa Cecília, a partir de 2009, sob orientação de Vera Regina Oliveira Silva. Em 2014 fez seu primeiro recital de piano solo, sob patrocínio, no auditório do Colégio Teresa Verzeri, em Santo Ângelo. Além de ter participado da programação cultural da casa Austríaca na ExpoIjuí.

Em 2015 teve participação na programação da FENAMILHO Internacional como recitalista convidado da revista Business MERCOSUL. Em 2016 iniciou aulas com Neidi Barrera (EMBAP) e apresentou um recital solo no Centro de Cultura Municipal de Santo Ângelo para um evento da AMORC. Em 2017, ingressou para Bacharelado em Música – Piano, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob orientação do professor doutor Ney Fialkow.

Teve masterclasses com David Korevaar (EUA), Evgeny Rivkin (GEO), Fábio Luz (BRA/ITA), Fernando Monteiro (POR), Guigla Katsarava (GEO), Ksenia Nozikova (RUS), Melanie Chae (KOR) e Olinda Alessandrini (BRA).

Ervino Rieger também participou do 8° Festival Internacional de Música no Pampa (2017) como bolsista, pianista acompanhador e recitalista. Foi bolsista no IV Gramado in Concert (2018), participando como pianista da Orquestra B do festival e do seleto grupo de alunos classificados para o recital de alunos. Foi vencedor do 3° prêmio da V categoria no 36° Concurso Latino-Americano Rosa Mística de Piano (2017), Curitiba. Já em 2018, foi vencedor do 1° prêmio, categoria C – sem limite de idade -, no Concurso Internacional de Piano do Festival do Golfo (2018), Itália, realizado entre os dias 17 a 26 de agosto, na cidade de San Marco di Castellabate.

 Christine Haruka Tao, natural de Ivoti/RS, iniciou seus estudos de violino aos seis anos com a professora Junko Sawa na cidade de Hikone/Japão. Ao retornar ao Brasil, continuou os estudos com professor Irving Feldens e ingressou na Orquestra Sinfônica Jovem de Ivoti em 2008, sob regência do professor Luis Bencke. Ingressou na Camerata Ivoti em 2009 e participou de duas turnês internacionais: em 2010 (Holanda e Alemanha) e 2012 (Noruega, Alemanha e Turquia).

Ingressou no Curso de Extensão em Instrumentos Musicais no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2014, tendo aulas sob orientação em grupos com a professora mestre Hella Frank e Prof. Dr. Fredi Gerling. Em 2016, passou a estudar com Prof. Dr. Camilo da Rosa Simões e, atualmente, continua sob sua orientação no Curso de Bacharelado em Música – Violino na UFRGS.

Participou como bolsista do 7º Festival Internacional SESC de Música em Pelotas/RS, 5º Festival de Música em Lages/SC, 8º Festival Internacional Música no Pampa Bagé/RS, 19º Festival Música nas Montanhas em Poços de Caldas/MG e do 4º Gramado In Concert em Gramado/RS. Teve masterclasses de violino com Adonhiran Reis (BRA), Anna Markova (RUS/ALE), Annie Charlex Boyle (EUA), Betina Stegmann (BRA), Cármelo de Los Santos (BRA/EUA), Edson Queiroz (BRA), Elisa Fukuda (BRA), Emerson Kretschmer (BRA), Emmanuele Baldini (ITA/BRA), James Alexander (EUA), Linus Roth (ALE), Marcello Guerchfeld (BRA), Nelson Rios (BRA), Pablo de León (BRA) e Paulo Bosísio (BRA).

Fotos: Fernando Gomes

Deixe uma resposta