Seja Bem vindo!
Política

Plano Municipal é base das políticas públicas para mulheres

26 de junho de 2020
Curta e Compatilhe

Documento articula os setores da Administração para que as ações estejam alinhadas, qualificadas e sejam monitoradas

O Plano Municipal de Políticas para as Mulheres norteará as políticas públicas, em áreas como saúde, educação, habitação, combate a violência, cultura, desenvolvimento econômico e social. Articula ainda os setores para que as ações estejam alinhadas, qualificadas e sejam monitoradas.

Será verificada e estimulada a intersetorialidade das políticas, requisito considerado imprescindível para o bom andamento.
Simone Lunkes, coordenadora da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMM), afirma que o documento tem compromisso com a construção da igualdade e a busca incansável da equidade de gênero.

O Plano foi aprovado pela Câmara de Vereadores na sessão ordinária da última segunda-feira, 22, e a lei foi assinada nesta sexta-feira, 26, pelo prefeito Jacques Barbosa. Presentes, a coordenadora da CMM, Simone Lunkes; assessora jurídica Kayana Veronese; Andreia da Rosa, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) e Marjorie Machado, psicóloga da CMM.
O prefeito Jacques Barbosa afirmou que o Plano é um marco, que está muito bem fundamentado e orientará a execução das ações, fomentando a ampliação das políticas públicas para as mulheres.
Jacques e Simone agradeceram ao trabalho das pessoas que compuseram a Comissão de Estruturação e Elaboração do Plano, que destinaram seu tempo e capacidade para a construção de um documento abrangente e de fundamental importância para o setor.
Compuseram a Comissão: Simone Lunkes (CMM); Marjorie Machado (CMM); Neusa Cavalheiro (Secretaria Municipal da Cultura); Raquel Hamerski (Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania); Gerusa Diedrich (Secretaria Municipal de Habitação); Eliane Carpes (Secretaria Municipal de Educação); Denise Fróes (Secretaria Municipal de Saúde); Elizabete da Silva Rodrigues (Secretaria Municipal de Agricultura); Marizete Leite (Secretaria Municipal de Indústria e Comércio); Luís Carlos Cavalheiro (Secretaria Municipal de Saúde); Marlom Moreira (Secretaria Municipal de Turismo, Esportes, Lazer e Juventude); Maurício Malesuik (Secretaria Municipal de Turismo, Esportes, Lazer e Juventude); Andréia da Rosa (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher); Rosângela Angelin (Direito-URI); Lizete Dieguez Piber (Psicologia-URI); Alessandra Frizzo da Silva (Enfermagem-URI); Kelly Sangói ( Enfermagem-URI); Viviana da Rosa Deon (Educação Física-URI) e Carlos Kemper (Educação Física-URI).

Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes

Deixe uma resposta