Seja Bem vindo!
Política

Projeto voltado ao autismo é aprovado pela Assembleia Legislativa

4 de setembro de 2019
Curta e Compatilhe

O projeto de lei que institui a política de atendimento integrado aos autistas foi aprovado nesta terça-feira, dia 03, na Assembleia Legislativa. A iniciativa é do deputado estadual Eduardo Loureiro e foi construída conjuntamente com a Rede Gaúcha Pró-Autismo.

A proposição, que agora segue para sanção do governador Eduardo Leite, busca garantir o desenvolvimento de pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA), estendendo esse amparo também aos familiares, por meio de atendimento integrado do Estado, União e municípios, nas áreas da saúde, educação e assistência social. Uma das medidas prevê que pessoas autistas recebam atenção e prioridade em especialidades como neurologia, psiquiatria,  psicopedagogia, fonoaudiologia e fisioterapia, entre outras, buscando com isso a reabilitação e a consequente qualidade de vida de pessoas com autismo e suas famílias.

Outro ponto importante do projeto são as ações de esclarecimentos aos profissionais que atuam na segurança pública, especialmente bombeiros e policiais militares, sobre os procedimentos na hora da abordagem ou na prestação de socorro às pessoas Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Lideranças da Rede Gaúcha Pró-Autismo, como Hugo Braz e Cláudia Meyer, acompanharam a votação da matéria no plenário da Assembleia Legislativa e destacaram a importância do tema para a a luta cotidiana das famílias com pessoas com TEA.

LEGENDA – Cláudia Meyer, deputado Loureiro e Hugo Braz

Deixe uma resposta