Seja Bem vindo!
Saúde

Saiba porque os especialistas dizem que o intestino é o segundo cérebro

12 de agosto de 2019
Curta e Compatilhe

Vocês sabiam que o intestino é considerado o nosso “segundo cérebro“?
O intestino possui um sistema nervoso próprio, mais de 500 milhões de neurônios e ainda é capaz de produzir serotonina (neuro transmissor que proporciona sensação de bem estar), por esta razão tem forte influência nos estados de humor!
O “eixo“ refere-se a conexão que existe entre o sistema nervoso intestinal e o sistema nervoso central (cérebro). Esta conexão é bilateral, ou seja, o intestino afeta o cérebro, e o cérebro afeta o intestino!
Desta forma, nosso comportamento, tolerância ao estresse, alterações de humor, depressão e ansiedade são manejados por esses dois sistemas integrados!
O desequilíbrio da microbiota (bactérias que habitam nosso intestino) geralmente ocorre associado a hábitos alimentares inadequados, gerando uma condição inflamatória intestinal!
Este processo causa uma permeabilidade excessiva do intestino. Partículas que não deveriam ser absorvidas começam a passar para corrente sanguínea. Toda essa inflamação também faz com que a barreira hematoencefálica (barreira que protege o cérebro) também fique sensível e permeável, podendo levar a diversas disfunções cerebrais: depressão, transtornos de humor, déficit de atenção, doenças neurológicas e auto imunes.
Portanto cuidar da alimentação é proteger o nosso microbioma e ficar longe de doenças!
Vejam como é simples, mas ao mesmo tempo torna-se difícil quando não se conhece ou não se entende as causas dos problemas.
Muitas doenças e medicações poderiam ser evitadas se cuidássemos com mais consciência da nossa incrível morada, o nosso corpo e a nossa mente. E eles caminham juntos!

Deixe uma resposta