Seja Bem vindo!
Saúde

Santo Ângelo apresenta experiências exitosas na Mostra Regional de Saúde

8 de agosto de 2019
Curta e Compatilhe

Trabalho com uso de fitoterápicos nas Unidades de Saúde da Família e o programa desenvolvido nas escolas foram destacados

A Secretaria Municipal de Saúde de Santo Ângelo participou da Mostra Regional de Saúde apresentando duas experiências exitosas que são realizadas no município. A promoção foi da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde reunindo os 24 municípios da sua área de abrangência.

O evento foi realizado em frente e no hall do Teatro Municipal Antônio Sepp. A solenidade de abertura contou com as presenças do prefeito Jacques Barbosa; secretário municipal de Saúde de Santo Ângelo, Luis Carlos Cavalheiro; coordenador regional de Saúde, Yuri Sommer Zabolotski; Airton Schmidt, presidente do Conselho Regional dos Secretários de Saúde e Clarice Haack, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Santo Ângelo.

Airton Schmidt elogiou a iniciativa de apresentar experiências com resultados eficientes e que podem ser replicadas em outros municípios. “Na maioria das vezes, as reuniões sobre saúde são para tratar de problemas. Hoje estamos compartilhando vivências exemplares. Essa é a importância de um evento como esse”.

O tema da Mostra foi “vivências que dão certo”. O prefeito Jacques Barbosa destacou que exemplos que dão certo precisam ser compartilhados. “Vivemos tempos muito difíceis em termos de recursos e precisamos da criatividade e da união para encarar os desafios, especialmente em se tratando de saúde, um setor essencial e que necessita de muitas ações para atender da melhor forma possível”.
O coordenador regional de Saúde, Yuri Zabolotski, ressaltou o trabalho dos profissionais da saúde pública, que segundo ele agem sempre em benefício da coletividade e valorizou a iniciativa da Mostra. “São muitos programas desenvolvidos nos municípios, mas as formas de trabalhar são diferentes e aquelas que encontram melhores resultados podem ser replicadas nos demais municípios, beneficiando as comunidades”.

A Secretaria Municipal de Saúde de Santo Ângelo apresentou em seus estandes a experiência desenvolvida com o uso de fitoterápicos no programa de Práticas Integrativos e Complementares adotados nas Unidades de Saúde da Família. Outra ação destaca foi o programa Saúde na Escola, que é realizado na Rede de Atenção Primária.

Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes

Deixe uma resposta