Seja Bem vindo!

Santo Ângelo recebe o palestrante Jackson Muller

14 de setembro de 2018
Curta e Compatilhe

Santo Ângelo recebe o palestrante Jackson Muller

Palestra é uma iniciativa do Governo Municipal por meio da Secretaria do Meio Ambiente e entidades parceiras

O prefeito Jacques Barbosa recebeu no gabinete do Executivo nesta sexta-feira, 14, o secretário municipal de Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros, o coordenador da pasta, Antônio Cardoso e o Professor Dr. Jackson Muller.

Jackson Muller palestrou no auditório do Parque Tecnológico (TecnoURI) sobre Saneamento Básico: Ferramenta de desenvolvimento econômico, social e ambiental. O evento é uma iniciativa do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), em parceria com a Unimed Missões, URI Santo Ângelo, Fundo de Gestão Compartilhada em Saneamento e Corsan.

De acordo com o palestrante, o maior objetivo desta ação conjunta é fortalecer ações voltadas para um ecossistema sustentável e debatê-las com os participantes, como por exemplo, os quatro eixos do saneamento básico: água; drenagem; esgoto e resíduo. “Os resíduos possuem 30% de chance de reaproveitamento por meio da reciclagem, entretanto, 55% da matéria orgânica descartada de forma incorreta se transformam em chorume, um líquido escuro gerado pela degradação de resíduos em aterros sanitários. Nosso propósito é ensinar a transformar matéria orgânica em adubo”, explicou Muller.

Também será debatido o que fazer com água potável e esgotos que são descartados diretamente nos arroios e rios das cidades. “Estamos poluindo um recurso essencial para nossa sobrevivência e não fazemos nada para mudar isso. O Estado do Rio Grande do Sul trata em média apenas 24% do seu esgoto” declarou.

Jacques falou sobre a importância de o município trazer ações para conscientizar a população sobre os cuidados com o meio ambiente. “Nossa intenção como Governo de Inovação vai muito além de trabalhos voltados ao empreendedorismo e tecnologia, queremos buscar soluções para Santo Ângelo na área ambiental, para que no futuro as gerações não sofram com nossas ações”, afirmou o prefeito.

Texto: Isabelle Luft

Fotos: Fernando Gomes

Deixe uma resposta