Seja Bem vindo!
Polícia

Saúde explana ações e medidas do município no combate à Covid-19, em Santo Ângelo

17 de junho de 2020
Curta e Compatilhe

Secretário Luis Carlos Cavalheiro esteve em encontro na Câmara de Vereadores, apresentando o Plano de Contingência do Governo Municipal

Atendendo ao convite do presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Waszkiewicz, o secretário de Saúde, Luís Carlos Cavalheiro, e o fiscal da Vigilância Sanitária Municipal, Ubiratan Gross Alencastro, participaram de encontro na Casa Legislativa na tarde da última segunda-feira (15), apresentando o Plano de Contingência do Governo Municipal e elencando as ações deflagradas no combate ao novo Coronavírus (Covid-19) em Santo Ângelo.

Como presidente do Comitê Temporário de Enfrentamento ao Coronavírus (CTECOV), o secretário Cavalheiro explanou as medidas tomadas desde a criação do órgão de apoio, com ações iniciadas em março, muito antes da primeira confirmação do primeiro registro da Covid-19 no município, no final do mês de abril. “Além da instalação do Comitê, a Secretaria de Saúde criou a Comissão de Vigilância Epidemiológica de Prevenção e Combate à Covid-19, formada por oito enfermeiras e dois médicos, que desenvolvem um trabalho de fundamental importância em relação ao controle dos números de casos, com a elaboração do boletim informativo diário, e no monitoramento das pessoas com síndromes respiratórias, além do Plantão Covid-19 24 horas. É um trabalho em conjunto com a 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, em total sintonia e transparência”, explica.

Cavalheiro ressaltou os esforços do Governo Municipal na antecipação da abertura da UPA 24 Horas, ainda no mês de março, o custeio de 15 leitos clínicos no Hospital Santo Ângelo (HSA), a articulação para nove novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no HSA e a eficiência das barreiras sanitárias, com 45 já realizadas nas vias de acesso e internas da cidade, e a sanitização dos espaços públicos, em áreas estratégicas, realizadas há três meses. “Tomamos medidas restritivas de circulação, decretamos o obrigatório do uso de máscaras e todos os cuidados de higienização e distanciamento social em todos os setores da economia, e a nossa fiscalização vem realizando um trabalho sério e eficiente. Inclusive estaremos ampliando as medidas de fiscalização no decorrer desta semana. As barreiras sanitárias orientam os motoristas sobre os cuidados em relação à Covid-19, com abordagem de passageiros e preenchimento de formulário prestando informações sobre a origem e o motivo da viagem, e se apresentaram sintomas gripais recentemente, além de passarem por aferição da temperatura corporal”, relata.

CORONAVÍRUS

O secretário de Saúde redobrou os pedidos à comunidade santo-angelense para que permaneçam em suas residências e evitem as aglomerações, saindo de casa somente em extrema necessidade. “Temos que levar em consideração que quase 40% dos casos registrados de Coronavírus em Santo Ângelo são de pessoas da faixa etária dos 21 aos 40 anos. Ou seja, as que mais circulam pelas vias centrais e na noite santo-angelense. Claro que tivemos o surto no Lar da Velhice e os casos envolvendo duas igrejas que alavancaram os números da Covid-19. Todavia, temos visto muitas aglomerações em praças, espaços públicos, em bares, práticas esportivas e circulação nas ruas à noite, além de festas particulares, que demonstram uma total falta de consciência destas pessoas, as quais não estão cuidando de si e, muito menos, se preocupando com o círculo de familiares e amigos. Se eu cuidar de mim, estarei cuidando do outro. Isto tudo, também dificulta o trabalho da fiscalização. Depois fica fácil de tentar achar um culpado, criticar o nosso trabalho, sendo que há muita irresponsabilidade por uma pequena parcela da comunidade. A maioria está levando a sério esta pandemia que afetou a  todos, mas muitos não entendem isso ou parecem torcer pelo avanço do vírus”, disse.

Dos 15 vereadores da Casa Legislativa, 14 estiveram presentes no evento. A articulação do secretário Cavalheiro agradou a os vereadores e nesta terça-feira (16) a Comissão de Saúde do Poder Legislativo passou a participar das reuniões do Comitê Coronavírus.

Texto: Rodrigo Bergsleithner

Deixe uma resposta