Seja Bem vindo!
Saúde

Saúde realiza testagem em centros de acolhimento, em Santo Ângelo

31 de julho de 2020
Curta e Compatilhe

Comissão Vigilância Epidemiológica de Prevenção e Combate à Covid-19 e Vigilância Sanitária testaram acolhidos do SOS Feminino e Fazenda Paraíso

O atual cenário de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) exige orientações e medidas de prevenção específicas para a administração de cuidados nos serviços de acolhimento privados no município. Em função disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Comissão de Vigilância Epidemiológica de Prevenção e Combate à Covid-19 e Vigilância Sanitária, estiveram nas instituições SOS Feminino e Fazenda Paraíso na tarde da quinta-feira (30) realizando a testagem em massa dos acolhidos e funcionários, além de adotar as medidas de orientação e explanar sobre os cuidados em relação à prevenção contra o vírus.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica da SMS, enfermeira Carine Amabile Guimarães, integrante da Comissão, foram 73 pessoas que realizaram o teste rápido nestas duas instalações, sem ocorrência de notificação positiva. “Todos foram orientados sobre todas as medidas de prevenção e foram realizados testes rápidos em 73 pessoas, onde nenhum caso foi positivado”, explica.

Além da enfermeira Carine Amabile Guimarães, estiveram presentes a enfermeira Thaís Brum e o fiscal da Vigilância Sanitária, Ubiratan Alencastro.

SOS VIDA

Nesta quinta-feira, 30, a Secretaria de Saúde confirmou a notificação de 11 casos na instituição SOS Vida em Santo Ângelo, localizada no Bairro Haller, com nove acolhidos e dois funcionários positivados. A maioria não apresenta sintomas.  No local, nove pessoas se encontram em isolamento social e passam pelo monitoramento da Secretaria de Saúde. Os dois funcionários que positivaram estão em quarentena domiciliar.

Na oportunidade, o médico Rafael Fontoura esteve na instituição para a avaliação dos acolhidos e indicação do tratamento conforme protocolo instituído pela SMS. Também foram realizados exames de eletrocardiograma em todos os casos positivos.


Texto/foto: Rodrigo Bergsleithner

Deixe uma resposta