Seja Bem vindo!
Tecnologia

Secretaria de Obras trabalha à noite na manutenção da iluminação pública

28 de fevereiro de 2019
Curta e Compatilhe

Prefeito Jacques Barbosa deve autorizar início das obras de modernização do sistema, com instalação de luminárias led, na sexta-feira, dia 8

Uma força-tarefa noturna foi montada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) para intensificar a manutenção do sistema de iluminação pública de Santo Ângelo na cidade e no interior.

A ação noturna deverá ocorrer até o fim do mês de março. O anúncio foi feito pelo secretário Adolar Queiroz. Segundo ele, a força-tarefa iniciou nesta semana, trabalhando entre 19h30min e 22h30min, iniciando pelo Bairro Ghellar, para revisar e intervir em todo o sistema de iluminação na área urbana. Queiroz informou também, que uma empresa terceirizada está contratada para iniciar, já na próxima semana, a revisão de cem pontos do sistema de iluminação pública.

Além da substituição de lâmpadas, a equipe que está operando à noite está preparada para realizar a troca de reatores e relés, além de efetuar um levantamento sobre árvores que eventualmente estejam prejudicando a iluminação pública, e repassando as informações à Secretaria Municipal do Meio Ambiente para que adote as providências cabíveis.

“A determinação do prefeito Jacques Barbosa é para dar celeridade à manutenção da iluminação e garantir segurança e bem-estar à população, em especial neste período de volta às aulas para o turno da noite”, assinalou o secretário.

Outra medida da Secretaria de Obras é a manutenção da iluminação no interior do município. Queiroz explicou que as equipes direcionadas para atendimento às áreas rurais, farão a revisão geral da rede da localidade, realizando a manutenção necessária para a normalização da iluminação pública na sede dos distritos, representando eficiência e economicidade para o município.

INTERVENÇÕES

Queiroz revelou que um dos maiores problemas constatado pelo Setor de Iluminação Pública do município tem sido a intervenção de empresas terceirizadas que atuam na manutenção da rede de energia elétrica, de internet e telefonia.

De acordo com o secretário, a atuação destas empresas tem provocado prejuízos ao sistema de iluminação pública de Santo Ângelo. “Em muitas situações, como em substituição de postes, as luminárias são desligadas, não são religadas e o município não é comunicado. Em outros casos, como novas instalações de internet e telefone, os fios são simplesmente cortados, sem qualquer critério técnico”, afirmou.

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos esteve reunida com o gerente de Relacionamento da Rio Grande Energia (RGE), Rafael Lugoch, quando o município reportou o problema. Segundo o secretário Adolar Queiroz, o representante da RGE adiantou que a concessionária tomará providências junto às suas terceirizadas para evitar transtornos ao sistema de iluminação. Provedores de internet e empresas de telefonia também serão acionados para discutir o assunto.

EFICIENTIZAÇÃO

No próximo dia 8, o prefeito Jacques Barbosa estará assinando a Ordem de Serviço autorizando a empresa vencedora do processo de licitação a dar início às obras de modernização do sistema de iluminação pública de Santo Ângelo.

O Governo Municipal está investindo R$ 2.346.637,16 na substituição das lâmpadas de alta pressão por led, contemplando nesta primeira etapa 1618 pontos de iluminação em praças e nas principais ruas e avenidas de acesso à cidade. A solenidade será às 10h30min, no Gabinete do Executivo.
Fotos: João Henrique Fonseca/SMOSU

  •  
    21
    Shares
  • 21
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta